I. A NATUREZA DA IGREJA
Que é a igreja ?
A questão pode ser solucionada considerando :
1) As palavras que descrevem essa instituição
2) As palavras que
descrevem os cristãos
3) As ilustrações que descrevem a igreja.
1. Palavras que descrevem a igreja
A palavra grega no Novo Testamento para igreja é "ekklesia",
que significa "uma assembléia de chamados para fora". O termo
aplica-se a :
1) Todo o corpo de cristãos em uma cidade (Atos 11:22; 13:1.)
2) Uma congregação, (1 Cor. 14:19,35; Rom. 16:5.)
3) Todo o corpo de crentes na terra. (Efés. 5:32.)
2. Palavras que descrevem os cristãos.
(a) Irmãos - A igreja é uma fraternidade ou comunhão
espiritual, no qual foram abolidas todas as divisões que separam a
humanidade.
- "não há grego nem judeu": a mais profunda de todas as
divisões baseadas na história religiosa é vencida;
- "não há grego nem bárbaro". a mais profunda de todas as
divisões culturais é vencida;
- "não há servo ou livre". a mais profunda de todas as divisões
sociais e econômicas é vencida;
- "não há macho nem fêmea". a mais profunda de todas as
divisões humanas é vencida. (Vide Col. 3:11; Gál. 3:28.)
(b) Crentes - Os cristãos são chamados "crentes" porque
sua doutrina característica é a fé no Senhor Jesus.
(c) Santos - São chamados "santos" (literalmente
"consagrados ou piedosos") porque estão separados do mundo e
dedicados a Deus.
(d) Os eleitos - Refere-se a eles como "eleitos", ou os
"escolhidos", porque Deus os escolheu para um ministério
importante e um destino glorioso.
(e) Discípulos - São "discípulos" (literalmente
"aprendizes"), porque estão sob preparação espiritual com
instrutores inspirados por Cristo.
(f) Cristãos - São "cristãos" porque sua religião gira em tomo
da Pessoa de Cristo.
(g) Os do Caminho. Nos dias primitivos muitas vezes eram
conhecidos como "os do Caminho" (Versão Brasileira) (Atos 9:2)
porque viviam de acordo com uma maneira especial de viver.
3. Ilustrações da igreja.
(a) O corpo de Cristo.
O Senhor Jesus Cristo deixou este
mundo há mais de dezenove séculos; entretanto, ele ainda está no
mundo. Com isso queremos dizer que sua presença se faz sentir
por meio da igreja, a qual é seu corpo. Assim como ele viveu sua
vida natural na terra, em um corpo humano individual, assim
também ele vive sua vida mística em um corpo tomado da raça
humana em geral. Na conclusão dos Evangelhos não escrevemos:
"Fim", mas, "Continua", porque a vida de Cristo continua a ter
expressão por meio dos seus discípulos como se evidencia no livro
de Atos dos Apóstolos e pela subseqüente história da igreja.
"Assim
como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós" (João 20:21).
"Quem vos recebe, a mim me recebe" (Mat. 10:40).
Antes de partir
da terra, Cristo prometeu assumir esse novo corpo. Entretanto,
usou outra ilustração :
"Eu sou a videira, vós as varas" (João 15:5).
A videira está incompleta sem as varas e as varas nada são à parte
da vida que flui da videira.
Se Cristo há de ser conhecido pelo
mundo, terá que ser mediante aqueles que tomam o seu nome e
participam de sua vida.
Na medida em que a igreja se tem mantido
em contato com Cristo, sua Cabeça, assim tem participado de sua
vida e experiências.
Assim como Cristo foi ungido no Jordão, assim
também a igreja foi ungida no Pentecoste.
Jesus andou pregando o
Evangelho aos pobres, curando os quebrantados de coração, e
pregando libertação aos cativos; e a verdadeira Igreja sempre tem
seguido em suas pisadas.
"Qual ele é, somos nós também neste
mundo" (1 João 4:17).
Assim como Cristo foi denunciado como uma
ameaça política e, finalmente, crucificado, assim também sua
igreja, em muitos casos, tem sido crucificada (figurativamente
falando) por governantes perseguidores. Mas tal qual o seu Senhor,
ela ressuscitou ! A vida de Cristo dentro dela a torna indestrutível.
Este pensamento da identificação da igreja com Cristo certamente
estava na mente de Paulo quando falou :
"na minha carne cumpro
o resto das aflições de Cristo, pelo corpo, que é a igreja" (Col. 1:24).
O uso dessa ilustração faz lembrar que a igreja é um organismo e
não meramente uma organização.
Uma organização é um grupo de
indivíduos voluntariamente associados com um propósito especial, tal como uma organização fraternal ou um sindicato.
Um
organismo é qualquer coisa viva, que se desenvolve pela vida
inerente. Usado figuradamente, significa a soma total das partes
entrelaçadas, na qual a relação mútua entre elas implica uma
relação do conjunto. Desse modo, um automóvel poderia ser
considerado uma "organização" de certas peças mecânicas; o corpo
humano é um organismo porque é composto de muitos membros e
órgãos animados por uma vida comum.
O corpo humano é um,
embora seja composto de milhões de células vivas. Da mesma
maneira o corpo de Cristo é um, embora composto de almas
nascidas de novo.
Assim como o corpo humano é vivificado pela
alma, da mesma maneira o corpo de Cristo é vivificado
pelo Espírito Santo.
"Pois todos nós fomos batizados em um
Espírito formando um corpo" (1 Cor. 12:13).
Os fatos supra citados
indicam uma característica única da religião de Cristo.
Assim
escreve W. H. Dunphy: Ele — e unicamente ele — dos fundadores
de religião, produziu um organismo permanente, uma união
permanente de mentes e almas, concentradas em torno de sua
Pessoa.
Os cristãos não são meramente seguidores de Cristo,
senão membros de Cristo e membros uns dos outros.
Buda reuniu
sua sociedade de "esclarecidos", mas a relação entre eles não
passa de relação externa, de mestre para com o aluno. O que os
une é sua doutrina, e não a sua vida. O mesmo pode dizer-se de
Zoroastro, de Sócrates, de Maomé, e dos outros gênios religiosos
da raça. Mas Cristo não somente é Mestre, ele é a vida dos
cristãos. O que ele fundou não foi uma sociedade que estudasse e
propagasse suas idéias, mas um organismo que vive por sua vida,
um corpo habitado e guiado por seu Espírito.
(b) O templo de Deus. (1 Ped. 2:5,6.)
Um templo é um lugar
em que Deus, que habita em toda parte, se localiza a si mesmo em
determinado lugar, onde seu povo o possa achar "em casa". (1 Reis
8:27.)
Assim como Deus morou no Tabernáculo e no templo, assim
também vive, por seu Espírito, na igreja. (Efés 2:21,22; 1 Cor.
3:16,17.)
Neste templo espiritual os cristãos, como sacerdotes,
oferecem sacrifícios espirituais, sacrifícios de oração, louvor e boas
obras.
(c) A noiva de Cristo.
Essa é uma ilustração usada tanto
no Antigo como no Novo Testamento para descrever a união e
comunhão de Deus com seu povo. (2 Cor. 11:2; Efés. 5:25-27;
Apoc. 19:7; 21:2; 22:17.) Mas devemos lembrar que é somente uma ilustração, e não se deve forçar sua interpretação. O propósito dum
símbolo é apenas iluminar um determinado lado da verdade e não
o de prover o fundamento para uma doutrina.
II. A FUNDAÇÃO DA IGREJA
1. Considerada profeticamente.
Israel é descrito como uma igreja no sentido de ser uma
nação chamada dentre as outras nações a ser um povo de servos
de Deus. (Atos 7:38.)
Quando o Antigo Testamento foi traduzido
para o grego, a palavra "congregação" (de Israel) foi traduzida
"ekklesia" ou "igreja".
Israel, pois, era a congregação ou a igreja de
Jeová.
Depois de a igreja judaica o ter rejeitado, Cristo predisse a
fundação duma nova congregação ou igreja, uma instituição divina
que continuaria sua obra no terra (Mat. 16:18). Essa é a igreja de
Cristo, que veio a ter existência no dia de Pentecoste.
2. Considerada Historicamente.
A igreja de Cristo veio a existir, como igreja, no dia de
Pentecoste, quando foi consagrada pela unção do Espírito.
Assim
como o Tabernáculo foi construído e depois consagrado pela
descida da glória divina (Êxo. 40:34), assim os primeiros membros
da igreja foram congregados no cenáculo e consagrados como
igreja pela descida do Espírito Santo.
É muito provável que os
cristãos primitivos vissem nesse evento o retorno da "Shekinah" (a
glória manifesta no Tabernáculo e no templo) que, havia muito,
partira do templo, e cuja ausência era lamentada por alguns dos
rabinos.
Davi juntou os materiais para a construção do templo,
mas a construção foi feita por seu sucessor, Salomão. Da
mesma maneira, Jesus, durante seu ministério terreno, havia
juntado os materiais da sua igreja, por assim dizer, mas o edifício
foi erigido por seu sucessor, o Espírito Santo.
Realmente, essa
obra foi feita pelo Espírito, operando mediante os apóstolos que
lançaram os fundamentos e edificaram a igreja por sua pregação,
ensino e organização.
Portanto, a igreja é descrita como
sendo "edificados sobre o fundamento dos apóstolos..." (Efés. 2:20).
III. OS MEMBROS DA IGREJA
O Novo Testamento estabelece as seguintes condições para
os membros da igreja :
- Fé implícita no Evangelho e confiança sincera e de coração
em Cristo como o único e divino Salvador (Atos 16:31)
- Submeter-se ao batismo nas águas como testemunho
simbólico da fé em Cristo
- Confessar verbalmente essa fé. (Rom.10:9,10.)
No princípio, praticamente todos os membros da igreja eram
verdadeiramente regenerados.
"E todos os dias acrescentava o
Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar" (Atos 2:47).
Entrar na igreja não era uma questão de unir-se a uma
organização, mas de tornar-se membro de Cristo, assim como o
ramo é enxertado na árvore. No transcurso do tempo, entretanto,
conforme a igreja aumentou em número e em popularidade, o
batismo nas águas e a catequese tomaram o lugar da conversão. O
resultado foi um influxo na igreja de grande número de pessoas
que não eram cristãs de coração. E desde então, essa tem sido
mais ou menos a condição da cristandade.
Assim como nos tempos
do Antigo Testamento havia um Israel dentro dum Israel, israelitas
de verdade, bem como israelitas nominais, assim também no
transcurso da história da igreja vemos uma igreja, dentro da igreja,
cristãos verdadeiros no meio de cristãos apenas de nome.
Portanto,
devemos distinguir entre a igreja invisível, composta dos
verdadeiros cristãos de todas as denominações, e a igreja visível,
constituída de todos os que professam ser cristãos
— A primeira,
composta daqueles cujos nomes estão escritos no céu; a segunda,
compreendendo aqueles cujos nomes estão registrados no rol de
membros das igrejas.
Nota-se a distinção em Mateus 13, onde o
Senhor fala dos "mistérios do reino dos céus" — expressão essa
que corresponde à designação geral "cristandade".
As parábolas nesse capítulo esboçam a história espiritual
da cristandade entre o primeiro e o segundo advento de Cristo, e
nelas aprendemos que haverá uma mistura de bons e maus na
igreja, até a vinda do Senhor, quando a igreja será purificada e se
fará separação entre o genuíno e o falso. (Mat. 13:36-43, 47-49.)
O apóstolo Paulo expressa a mesma verdade quando compara a igreja a uma casa na qual há muitos vasos, uns para honra e
outros para desonra. (2Tim. 2:19-21).
É a igreja sinônimo do reino
de Deus ? Que a igreja seja uma fase do reino entende-se pelo
ensino de Mat. 16: 18, 19, pelas parábolas em Mat. 13, e pela
descrição de Paulo da obra cristã como sendo parte do reino de
Deus (Col. 4:11). Sendo "o reino dos céus" uma expressão extensa,
podemos descrever a igreja como uma parte do reino.
William
Evans assim escreveu : "A igreja pode ser considerada como uma
parte do reino de Deus, assim como o Estado de Illinois é parte dos
Estados Unidos."
A igreja prega a mensagem que trata do novo
nascimento do homem, pelo qual se obtém entrada no reino de
Deus (João 3:3-5; 1 Ped. 1:23.)
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