Cristologia é o estudo da Doutrina de Cristo segundo as
Escrituras. "Jesus" quer dizer "Javé é Salvador"; é a forma grega de "Josué"
(Mateus 1.21). "Cristo" quer dizer "Ungido"; é o mesmo que o termo hebraico
MESSIAS.
"O dia do nascimento de Jesus é celebrado em todo o mundo.
O aniversário de sua morte levanta a silhueta de uma cruz
no horizonte. Quem é ele ?" Com essas palavras um
preeminente pregador fez uma pergunta de suprema importância e
de interesse permanente.
A pergunta foi feita pelo próprio Mestre quando, em uma
crise no seu ministério, perguntou: "Quem dizem os homens ser o
Filho do homem ?" Ele ouviu a declaração da opinião do povo sem
comentar, mas a sua bênção foi pronunciada sobre a resposta que
Pedro havia aprendido de Deus: "Tu és o Cristo, o Filho do
Deus vivo."
A pergunta ainda permanece e os homens até agora tentam
responder. Mas a verdadeira resposta deve vir do Novo Testamento,
escrito por homens que intimamente conheceram Jesus, por
cujo conhecimento tinham por perda todas as coisas.
QUEM É JESUS CRISTO ?
Jesus Cristo é a segunda pessoa da Trindade. Através dele o universo foi criado e é mantido em existência (João 1.3;Colossenses 1.16- 17). Ele é o ANJO do Senhor que aparece (Gênesis 18). Esvaziou-se da sua glória e se humilhou, tomando a forma de ser humano (Filipenses 2.6-11). O seu ministério terreno durou mais ou menos 3 anos e meio. Jesus ensinou a verdade de Deus por preceitos e por parábolas.
Ele fez milagres, curando enfermos e endemoninhados, fazendo sempre o bem. Foi rejeitado pela maioria do povo e pelas autoridades, sendo submetido à morte de cruz. Foi sepultado, mas ressuscitou ao terceiro dia.
QUEM É JESUS CRISTO ?
Jesus Cristo é a segunda pessoa da Trindade. Através dele o universo foi criado e é mantido em existência (João 1.3;Colossenses 1.16- 17). Ele é o ANJO do Senhor que aparece (Gênesis 18). Esvaziou-se da sua glória e se humilhou, tomando a forma de ser humano (Filipenses 2.6-11). O seu ministério terreno durou mais ou menos 3 anos e meio. Jesus ensinou a verdade de Deus por preceitos e por parábolas.
Ele fez milagres, curando enfermos e endemoninhados, fazendo sempre o bem. Foi rejeitado pela maioria do povo e pelas autoridades, sendo submetido à morte de cruz. Foi sepultado, mas ressuscitou ao terceiro dia.
Depois subiu ao céu, onde está para interceder pelos seus
(Hebreus 7.25). E o salvo está unido com Cristo, que vive nele pelo seu
Espírito.(Romanos 8.9-11; Gálatas 2.20; 4.6; Filipenses 1.19). Na sua
segunda vinda Jesus Cristo julgará os vivos e os mortos (II Timóteo
4.1).
VERSÍCULO - “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1:1 e 14)
SIGNIFICADO : NO PRINCÍPIO - Refere-se sem dúvida a Gênesis 1:1. Fala da pré-existência de Jesus. Quando da criação, o Logos (Cristo) já existia. O Logos é eterno e a fonte (origem) de toda a criação
... ERA O VERBO, ... - O termo “Verbo”, do grego (logos), significa “Palavra”. Ao chamar Jesus de a“Palavra”, João o considera a encarnação de toda revelação divina nas Escrituras, e assim declara que apenas os que aceitam Jesus honram plenamente a lei. Como os judeus consideravam a Palavra divina, distinta de Deus Pai, esse foi o termo mais acessível que João encontrou para descrever Jesus.
... E O VERBO ESTAVA COM DEUS, ... - O Logos e Deus não são a mesma pessoa. A expressão diferencia os dois. A Palavra (Logos) e Deus não são idênticos.
... E O VERBO ERA DEUS. - O Logos é Deus, não meramente um ser “divino”, é o próprio Deus. Apesar de não ser a mesma pessoa, eles são um. O apóstolo João está refutando a ideia de que a Palavra (Logos) é uma emanação de Deus, distinta da Divindade. O Logos é a perfeita expressão de Deus, tudo o que Deus é, fica expresso no Logo. Jesus Cristo é o agente da criação.
Por isso é que criação e salvação estão estreitamente ligados no Novo Testamento. Ambas têm a ver com a auto comunicação de Deus. O Logos é, também, o sustentador da existência das coisas criadas; nada está fora da Sua atividade criativa e sustentadora.
VERSÍCULO - “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1:1 e 14)
SIGNIFICADO : NO PRINCÍPIO - Refere-se sem dúvida a Gênesis 1:1. Fala da pré-existência de Jesus. Quando da criação, o Logos (Cristo) já existia. O Logos é eterno e a fonte (origem) de toda a criação
... ERA O VERBO, ... - O termo “Verbo”, do grego (logos), significa “Palavra”. Ao chamar Jesus de a“Palavra”, João o considera a encarnação de toda revelação divina nas Escrituras, e assim declara que apenas os que aceitam Jesus honram plenamente a lei. Como os judeus consideravam a Palavra divina, distinta de Deus Pai, esse foi o termo mais acessível que João encontrou para descrever Jesus.
... E O VERBO ESTAVA COM DEUS, ... - O Logos e Deus não são a mesma pessoa. A expressão diferencia os dois. A Palavra (Logos) e Deus não são idênticos.
... E O VERBO ERA DEUS. - O Logos é Deus, não meramente um ser “divino”, é o próprio Deus. Apesar de não ser a mesma pessoa, eles são um. O apóstolo João está refutando a ideia de que a Palavra (Logos) é uma emanação de Deus, distinta da Divindade. O Logos é a perfeita expressão de Deus, tudo o que Deus é, fica expresso no Logo. Jesus Cristo é o agente da criação.
Por isso é que criação e salvação estão estreitamente ligados no Novo Testamento. Ambas têm a ver com a auto comunicação de Deus. O Logos é, também, o sustentador da existência das coisas criadas; nada está fora da Sua atividade criativa e sustentadora.
A pergunta "Quem é Cristo ?" tem sua melhor resposta na declaração e explicação dos "nomes", títulos pelos quais ele é conhecido.
1. Filho de Deus (Deidade). Da mesma forma como "filho do homem" significa um nascido do homem, assim também Filho de Deus significa um nascido de Deus. Por isso dizemos que esse título proclama a Deidade de Cristo. Jesus nunca é chamado um Filho de Deus, como os homens santos são chamados filhos de Deus (Jo 2:1). Ele é o Filho de Deus no sentido único. Jesus é descrito mantendo uma relação para com Deus não participada por nenhuma outra pessoa no universo. Para explicar e confirmar essa verdade consideremos o seguinte :
(a) Consciência de si mesmo.
Qual era o conteúdo do conhecimento de Jesus acerca de si mesmo; isto é, que sabia Jesus de si mesmo ?
Lucas, o único escritor que relata um
incidente da infância de Jesus, diz-nos que com a idade de doze
anos (pelo menos) Jesus estava cônscio de duas coisas :
Primeira, uma revelação especial para com Deus a quem ele descreve como seu Pai
Primeira, uma revelação especial para com Deus a quem ele descreve como seu Pai
Segunda, uma missão especial na terra — "nos negócios
de meu Pai"
Exatamente como e quando este conhecimento de si
mesmo veio a ele, deve permanecer um mistério para nós. Quando
pensamos em Deus vindo a nós em forma humana devemos
reverentemente exclamar : "Grande é o mistério da piedade!" Não
obstante tratar-se de mistério, a seguinte ilustração pode ser
proveitosa :
Ponde uma criancinha diante de um espelho; ela se
verá, porém, sem se reconhecer. Mas virá o tempo quando ela há
de saber que a imagem refletida representa sua própria pessoa.
Em outras palavras, a criança adquiriu a consciência de sua
identidade. Não poderia ter sido assim com o Senhor Jesus ? Ele
sempre foi o Filho de Deus, porém chegou o tempo quando, depois
de estudar as Escrituras relacionadas com o Messias de Deus,
raiou em sua mente o conhecimento íntimo, de que ele, o Filho de
Maria, não era outro senão o Cristo de Deus. Em vista de o Eterno
Filho de Deus ter vivido uma vida perfeitamente natural e humana,
é razoável pensar que o autoconhecimento de sua Deidade
houvesse surgido dessa maneira.
No rio Jordão, Jesus ouviu a voz
do Pai corroborando e confirmando o seu conhecimento intimo
(Mat. 3:17), e no deserto resistiu com êxito à tentativa de Satanás
de fazê-lo duvidar de sua filiação ("Se tu és o Filho de Deus..." Mat.
4:3). Mais tarde em seu ministério louvou a Pedro pelo testemunho
divinamente inspirado concernente à sua Deidade e ao seu caráter
messiânico. (Mat. 16:15-17.) Quando diante do concilio judaico,
Jesus poderia ter escapado à morte, negando sua filiação ímpar e
simplesmente afirmando que ele era um dos filhos de Deus no
mesmo sentido em que o são todos os homens; porém, sendo-lhe
exigido juramento pelo sumo sacerdote, ele declarou sua
consciência de Divindade, apesar de saber que isso significaria a
sentença de morte. (Mat. 26:63-65.)
(b) As reivindicações de Jesus.
Ele se colocou lado a lado com a atividade divina. "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." "Saí do Pai" (João 16:28). "O Pai me enviou" (João 20:21).
(b) As reivindicações de Jesus.
Ele se colocou lado a lado com a atividade divina. "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." "Saí do Pai" (João 16:28). "O Pai me enviou" (João 20:21).
Ele reivindicava uma comunhão e um conhecimento divinos. (Mat.
11:27; João 17:25.)
Alegava revelar a essência do Pai em si mesmo.
(João 14:9-11.)
Ele assumiu prerrogativas divinas : Onipresença
(Mat. 18:20); poder de perdoar pecados (Mat. 2:5-10); poder de
ressuscitar os mortos. (João 6:39, 40, 54; 11:25; 10:17, 18.)
Proclamou-se Juiz e árbitro do destino do homem. (João 5:22; Mat.
25:31-46.)
Ele exigia uma rendição e uma lealdade que somente
Deus por direito podia reivindicar; insistia em uma absoluta
rendição da parte dos seus seguidores. Eles deviam estar prontos a
cortar os laços mais íntimos e mais queridos, porque qualquer que
amasse mais o pai ou a mãe do que a ele, não era digno dele. (Mat.
10:37; Luc. 14:25-33.)
Essas veementes reivindicações foram feitas
por UM que viveu como o mais humilde dos homens, e foram
declaradas de modo simples e natural; por exemplo, Paulo com
igual simplicidade diria "Sou homem e judeu".
Para chegar-se à
conclusão de que Cristo era divino é necessário admitir somente
duas coisas : primeira, que Jesus não era um homem mau;
segundo, que ele não era demente. Se ele dissesse que era divino,
sabendo que não o era, então não poderia ser bom; se ele
falsamente se imaginasse Deus, então não poderia ser sábio.
Porém nenhuma pessoa sensata sonharia em negar o
caráter perfeito de Jesus ou sua superior sabedoria. Em
conseqüência, é inevitável concluir que ele era o que ele próprio
disse ser — o Filho de Deus, em sentido único.
(c) A autoridade de Cristo.
Nos ensinos de Cristo nota-se a completa ausência de expressões como estas: "é minha opinião"; "pode ser"; "penso que..."; "bem podemos supor", etc.
(c) A autoridade de Cristo.
Nos ensinos de Cristo nota-se a completa ausência de expressões como estas: "é minha opinião"; "pode ser"; "penso que..."; "bem podemos supor", etc.
Um
erudito judeu racionalista admitiu que ele falava com a autoridade
do Deus Poderoso.
O Dr. Henry Van Dyke assinala que no Sermão
da Montanha, por exemplo, temos : a preponderante visão de um
hebreu crente colocando-se a si mesmo acima da autoridade de
sua própria fé; um humilde Mestre afirmando autoridade suprema
sobre toda a conduta humana; um Reformador moral pondo de
lado todos os demais fundamentos, dizendo :
"Todo aquele, pois,
que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao
homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha... (Mat.
7:24)"
Quarenta e nove vezes, nesse breve registro do discurso
de Jesus, repete-se a solene frase com a qual ele autentica
a verdade: "Em verdade vos digo."
[d) A impecabilidade de Cristo.
Nenhum professor que chame os homens ao arrependimento pode evitar algumas referências às suas próprias faltas ou imperfeições; em verdade, quanto mais santo ele é, mais lamentará e reconhecerá suas próprias limitações. Porém, nas palavras e nas obras de Jesus há uma ausência completa de conhecimento ou confissão de pecado. Embora possuísse profundo conhecimento do mal e do pecado, em sua alma não havia a mais leve sombra ou mácula de pecado. Ao contrário, ele, o mais humilde dos homens, desafiou a todos: "Quem dentre vós me convence de pecado?" (João 8:46).
(e) O testemunho dos discípulos.
Jamais algum judeu pensou que Moisés fosse divino; nem o seu discípulo mais entusiasta nunca lhe teria atribuído uma declaração como esta: "Batizando-as em nome do Pai, e de Moisés, e do Espírito Santo." (Vide Mat. 28:19.) E a razão disso é que Moisés nunca falou nem agiu como quem procedesse de Deus e fosse participante de sua natureza. Por outro lado, o Novo Testamento expõe este milagre : Aqui está um grupo de homens que andava com Jesus e que o viu em todos os aspectos característicos de sua humanidade — que, no entanto, mais tarde o adorou como divino, o proclamou como o poder para a salvação e invocou o seu nome em oração.
[d) A impecabilidade de Cristo.
Nenhum professor que chame os homens ao arrependimento pode evitar algumas referências às suas próprias faltas ou imperfeições; em verdade, quanto mais santo ele é, mais lamentará e reconhecerá suas próprias limitações. Porém, nas palavras e nas obras de Jesus há uma ausência completa de conhecimento ou confissão de pecado. Embora possuísse profundo conhecimento do mal e do pecado, em sua alma não havia a mais leve sombra ou mácula de pecado. Ao contrário, ele, o mais humilde dos homens, desafiou a todos: "Quem dentre vós me convence de pecado?" (João 8:46).
(e) O testemunho dos discípulos.
Jamais algum judeu pensou que Moisés fosse divino; nem o seu discípulo mais entusiasta nunca lhe teria atribuído uma declaração como esta: "Batizando-as em nome do Pai, e de Moisés, e do Espírito Santo." (Vide Mat. 28:19.) E a razão disso é que Moisés nunca falou nem agiu como quem procedesse de Deus e fosse participante de sua natureza. Por outro lado, o Novo Testamento expõe este milagre : Aqui está um grupo de homens que andava com Jesus e que o viu em todos os aspectos característicos de sua humanidade — que, no entanto, mais tarde o adorou como divino, o proclamou como o poder para a salvação e invocou o seu nome em oração.
João, que se reclinava
no peito de Jesus, não hesitou em dele falar como sendo Jesus o
eterno Filho de Deus, que criou o universo (João 1:1, 3), e relatou,
sem nenhuma hesitação ou desculpa, o ato da adoração de Tomé e
a sua exclamação: "Senhor meu, e Deus meu!" (João 20:28).
Pedro,
que tinha visto o seu Mestre comer, beber e dormir, que o havia
visto chorar — enfim, que tinha testemunhado todos os aspectos
da sua humanidade, mais tarde disse aos judeus que Jesus está à
destra de Deus; que ele possui a prerrogativa de conceder o
Espírito Santo (Atos 2:33, 36); que ele é o único caminho da
salvação (Atos 4:12); quem perdoa os pecados (Atos 5:31); e é o
Juiz dos mortos. (Atos 10:42.) Em sua segunda epístola 3:18) ele o
adora, atribuindo-lhe "glória assim agora como no dia da
eternidade".
Nenhuma prova existe de que Paulo o apóstolo tivesse
visto Jesus em carne, apesar de tê-lo visto em forma glorificada),
mas esteve em contato direto com aqueles que o tinham visto. E
este Paulo, que jamais perdera essa reverência para com Deus,
reverência que desde a sua mocidade estava nele profundamente arraigada, contudo, com perfeita serenidade descreve Jesus como
"o Grande Deus e nosso Salvador" (Tito 2:13); apresenta-o como
encarnando a plenitude da Divindade (Gál. 2:9), como sendo o
Criador e Sustentador de todas s coisas. (Gál. 1:17.) Como tal, seu
nome deve ser invocado em oração (1 Cor. 1:2; vide Atos 7:59), e
seu nome está associado com o do Pai e o do Espírito Santo à
bênção. (2 Cor. 13:14.)
Desde o princípio a igreja primitiva
considerava e adorava a Cristo como divino. No princípio do
segundo século um oficial romano relatou que os cristãos
costumavam reunir-se de madrugada para "cantar um hino de
adoração a Cristo, como se fosse a Deus". Um autor pagão
escreveu: "Os cristãos ainda estão adorando aquele grande homem
que foi crucificado na Palestina." Até o escárnio dos pagãos é um
testemunho da deidade de Cristo.
Em um antigo palácio romano foi encontrada uma inscrição
(que data do terceiro século) apresentando uma figura humana
com cabeça de asno pendurado na cruz, enquanto que um homem
está de pé em atitude de adoração. Em baixo aparece a inscrição:
"Alexamenos adora a seu Deus."
O Dr. Henry Van Dyke comenta :
Assim os cânticos e orações dos crentes, as acusações
dos perseguidores, o escárnio dos céticos, e as pilhérias
grosseiras dos escarnecedores, tudo se une para provar, sem
dúvida, que os primitivos cristãos rendiam honra divina ao Senhor
Jesus... não há razão para duvidar de que os primitivos cristãos
houvessem visto em Cristo uma revelação pessoal de Deus, assim
como não pode haver dúvida de que os amigos e seguidores de
Abraão Lincoln o tenham considerado um bom e leal cidadão
americano. Entretanto, não devemos inferir dai que a igreja
primitiva não adorasse a Deus, o Pai, pois sabemos que era
costume geral orar ao Pai em nome de Jesus e dar-lhe graças pelo
dom do Filho. Mas, para eles era tão real a deidade de Cristo e a
unidade entre as duas Pessoas, que lhes era muito natural invocar
o nome de Jesus.
Foi a firme lealdade deles ao ensino do Antigo Testamento
acerca da verdade de Deus, combinada com a firme crença na
deidade de Cristo, que os conduziu a formular a doutrina da
Trindade. Embora as seguintes palavras do credo de Nicéia (século
quarto) tenham sido, como ainda são, recitadas por muitos de uma
maneira formalista, não obstante, elas expressam fielmente sincera
convicção da igreja primitiva :
"Cremos em um Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Unigênito do Pai, isto é, da substância do Pai,
Deus de Deus, Luz de Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus,
gerado, foi feito; sendo da mesma substância que o Pai; pelo qual
foram feitas todas as coisas que estão no céu e na terra, e o qual
por nós os homens e por nossa salvação desceu, encarnou e foi
feito homem, sofreu, e ressuscitou ao terceiro dia, e ascendeu ao
céu, donde virá outra vez para julgar os vivos e os mortos"
2. O Verbo (pré-existência e atividade eternas).
A palavra do homem é aquela por meio da qual ele se expressa e por meio da qual ele se comunica com os seus semelhantes. Por sua palavra ele dá a conhecer seus pensamentos e sentimentos, e por sua palavra ele manda e executa a sua vontade. A palavra com que se expressa está impregnada de seu pensamento e de seu caráter.
2. O Verbo (pré-existência e atividade eternas).
A palavra do homem é aquela por meio da qual ele se expressa e por meio da qual ele se comunica com os seus semelhantes. Por sua palavra ele dá a conhecer seus pensamentos e sentimentos, e por sua palavra ele manda e executa a sua vontade. A palavra com que se expressa está impregnada de seu pensamento e de seu caráter.
Pela expressão verbal de um homem até um cego pode
conhecê-lo perfeitamente. Embora se veja uma pessoa e dela se
tenha informações, não se conhecerá bastante enquanto ela não
falar. A palavra do homem é a expressão de seu caráter. Da mesma
maneira, a "Palavra de Deus" é o veiculo mediante o qual Deus se
comunica com outros seres, e é o meio pelo qual Deus expressa o
seu poder, a sua inteligência e a sua vontade.
Cristo é a Palavra ou Verbo, porque por meio dele, Deus
revelou sua atividade, sua vontade e propósito, e por meio dele tem
contato com o mundo. Nós nos expressamos por meio de palavras;
o eterno Deus se expressa a si mesmo por meio do seu Filho, o
qual "é a expressa imagem da sua pessoa" (Heb. 1:3).
Cristo é a
Palavra de Deus, demonstrando-o em pessoa. Ele não somente traz
a mensagem de Deus — ele é a mensagem de Deus. Considere-se a
necessidade de tal Revelador. Procure-se compreender a extensão
do universo com seus imensuráveis milhões de corpos celestes,
cobrindo distâncias que deixam estupefata a mente; imaginem-se
as infinitas extensões do espaço além do universo material; a
seguir, procure-se compreender a grandeza daquele que é o Autor
de tudo isso. Considere-se por outro lado, a insignificância do
homem. Tem-se calculado que se todas as pessoas neste mundo
medissem 1,80m de altura, 45cm de largura, e 30cm de espessura,
os três bilhões da raça humana caberiam em uma caixa medindo
menos de um quilometro cúbico. Deus — quão poderoso e vasto ! O homem — quão infinitesimal !
Além disso, esse Deus é Espírito,
portanto, não pode ser compreendido pelo olho material, nem pelos
demais sentidos naturais. Surge a grande pergunta: Como pode o
homem ter comunhão com um Deus como esse ? Como pode
sequer ter a mínima ideia da sua natureza e caráter ?
É certo que
Deus se revelou pela palavra profética, por meio de sonhos e visões
e por meio de manifestações temporais. Porém, o homem anelava
por uma resposta mais clara à seguinte pergunta : Como é Deus ?
Para responder a esta pergunta, surgiu o evento mais significativo
da história — "E o Verbo se fez carne" (João 1:14). O Verbo eterno
de Deus tomou sobre si mesmo a natureza humana e se tornou
homem, a fim de revelar o eterno Deus por meio de uma
personalidade humana.
"Havendo Deus antigamente falado muitas
vezes, e de muitas maneiras, aos pais pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho" (Heb. 1:1, 2).
De modo que à
pergunta "como é Deus ?", o cristão responde: Deus é como Cristo,
porque Cristo é o Verbo — a ideia que Deus tem de si mesmo. Isto
é, ele é "a expressa imagem da sua pessoa" (Heb. 1:3), "a imagem
do Deus invisível" (Col. 1:5).
3. Senhor (deidade, exaltação e soberania).
Uma ligeira consulta a uma concordância bíblica revelará o fato de que "Senhor" é um dos títulos mais comuns dados a Jesus. Este título indica a sua deidade, exaltação e soberania.
(a) Deidade.
O título "Senhor", ao ser usado como prefixo antes de um nome, transmitia, tanto a judeus como a gentios, o pensamento de deidade.
3. Senhor (deidade, exaltação e soberania).
Uma ligeira consulta a uma concordância bíblica revelará o fato de que "Senhor" é um dos títulos mais comuns dados a Jesus. Este título indica a sua deidade, exaltação e soberania.
(a) Deidade.
O título "Senhor", ao ser usado como prefixo antes de um nome, transmitia, tanto a judeus como a gentios, o pensamento de deidade.
A palavra "Senhor" no grego ("Kurios")
era equivalente a "Jeová " na tradução grega do Antigo Testamento;
portanto, para os judeus "o Senhor Jesus" era claramente
uma imputação de deidade.
Quando o imperador dos romanos se
referia a si mesmo como "Senhor César", requerendo que seus
súditos dissessem "César é Senhor", os gentios entendiam que o
imperador estava reivindicando divindade. Os cristãos entendiam o
termo da mesma maneira, e preferiam sofrer perseguição a atribuir
a um homem um título que somente pertencia a Um que é
verdadeiramente divino. Somente àquele a quem Deus exaltara
eles renderiam adoração e lhe atribuiriam senhorio.
(b) Exaltação.
Na eternidade Cristo possui o título "Filho de Deus" em virtude da sua relação com Deus. (Fil. 2:9); na história Ele ganhou o título "Senhor", por haver morrido e ressuscitado para a salvação dos homens. (Atos 2:36; 10:36; Rom. 14:9.)
(b) Exaltação.
Na eternidade Cristo possui o título "Filho de Deus" em virtude da sua relação com Deus. (Fil. 2:9); na história Ele ganhou o título "Senhor", por haver morrido e ressuscitado para a salvação dos homens. (Atos 2:36; 10:36; Rom. 14:9.)
Ele sempre foi divino por natureza; chegou a ser Senhor por
merecimento.
Por exemplo : Se um jovem nascido na família de um
multimilionário não está contente em herdar aquilo pelo qual
outros tenham trabalhado, mas deseja possuir unicamente o que
ganhou por seus próprios esforços, ele então voluntariamente
renuncia a seus privilégios, toma o lugar de um trabalhador
comum, e por meio do seu labor conquista para si um lugar de
honra e riqueza. Igualmente, o Filho de Deus, apesar de ser por
natureza igual a Deus, voluntariamente sujeitou-se a si mesmo às
limitações humanas, porém sem pecado, tomando sobre si a
natureza do homem, fez-se servo do homem, e finalmente morreu
na cruz para redenção do mesmo homem. Como recompensa,
Cristo foi exaltado ao domínio sobre todas as criaturas — uma
recompensa apropriada, pois, que melhor credencial poderia
alguém ter para exercer senhorio sobre os homens, visto que os
amara e se entregara a si mesmo por eles ? (Apoc. 1:5.) Esse direito
já foi reconhecido por milhões e a cruz tomou-se um degrau pelo
qual Jesus alcançou a soberania dos corações dos homens.
(c) Soberania.
No Egito, Jeová se revelou a Israel como Redentor e Salvador; no Sinai, como Senhor e Rei. As duas coisas se justapõem, porque ele, que se tomou Salvador deles, tinha direito de ser o seu Soberano. É por isso que os Dez Mandamentos iniciam com a declaração: "Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão" (Êxo. 20:2). Em outras palavras, "Eu, o Senhor, que vos redimi, tenho o direito de governar sobre vós." E assim aconteceu com Cristo e seu povo.
(c) Soberania.
No Egito, Jeová se revelou a Israel como Redentor e Salvador; no Sinai, como Senhor e Rei. As duas coisas se justapõem, porque ele, que se tomou Salvador deles, tinha direito de ser o seu Soberano. É por isso que os Dez Mandamentos iniciam com a declaração: "Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão" (Êxo. 20:2). Em outras palavras, "Eu, o Senhor, que vos redimi, tenho o direito de governar sobre vós." E assim aconteceu com Cristo e seu povo.
Os
cristãos primitivos reconheceram instintivamente — como todos os
verdadeiros discípulos — que aquele que os redimiu do pecado e
da destruição, tem o direito de ser o Senhor de suas vidas.
Comprados por bom preço, não pertencem a si mesmos (1 Cor.
6:20), mas, sim, a quem morreu e ressuscitou por eles. (2 Cor.
5:15.) Portanto, o título "Senhor", aplicado a Jesus pelos seus
seguidores, significa: "Aquele que por sua morte ganhou o lugar de
soberania no meu coração, e a quem me sinto constrangido a
adorar e servir com todas as minhas forças."
O paralítico que foi curado, ao ser repreendido por levar sua cama no dia de sábado,
respondeu : "Aquele que me curou, ele próprio disse : Toma a tua
cama, e anda" (João 5:11). Ele soube, instintivamente, com a lógica
do coração, que Jesus que lhe tinha dado saúde, possuía o direito
de dizer-lhe como usar essa saúde. Se Jesus é o nosso Salvador,
deve ser o nosso Senhor.
4. Filho do homem (humanidade)
(a) Quem ?
De acordo com o hebraico a expressão "filho de" denota relação e participação.
4. Filho do homem (humanidade)
(a) Quem ?
De acordo com o hebraico a expressão "filho de" denota relação e participação.
Por exemplo : "Os filhos do reino"
(Mat. 8:12) são aqueles que hão de participar de suas verdades e
bênçãos. "Os filhos da ressurreição" (Luc. 20:36) são aqueles
que participam da vida ressuscitada. Um "filho de paz" (Luc. 10:6)
é um que possui caráter pacifico. Um "filho da perdição" (João
17:12) é um destinado a sofrer a ruína e a condenação.
Portanto, "filho do homem" significa, principalmente, um que
participa da natureza humana e das qualidades humanas. Dessa
maneira, "filho do homem" vem a ser uma designação enfática para
o homem em seus atributos característicos de debilidade e
impotência. (Num. 23:19; Jo 16:21; 25:6.) Neste sentido o título é
aplicado oitenta vezes a Ezequiel, como uma recordação de sua
debilidade e mortalidade, e como um incentivo à humanidade no
cumprimento da sua vocação profética.
Aplicado a Cristo, "Filho do
homem" designa-o como participante da natureza e das qualidades
humanas, e como sujeito às fraquezas humanas.
No entanto, ao
mesmo tempo, esse título implica sua deidade, porque, se uma
pessoa enfaticamente declarasse: "Sou filho de homem", a ele dir-se-ia: "Todos sabem disso." Porém, a expressão nos lábios de Jesus
significa uma Pessoa celestial que se havia identificado
definitivamente com a humanidade como seu representante e
Salvador.
Notemos também que é: o — e não um — Filho do
homem. O título está relacionado com a sua vida terrena (Mar.
2:10; 2:28; Mat. 8:20; Luc. 19:10), com seus sofrimentos a favor da
humanidade (Mar. 8:31), e com sua exaltação e domínio sobre a
humanidade (Mat. 25:31; 26:24. Vide Dan. 7:14).
Ao referir-se a si
mesmo como "Filho do homem", Jesus desejava expressar a
seguinte mensagem: "Eu, o Filho de Deus, sou Homem,
em debilidade, em sofrimento, mesmo até à morte. Todavia, ainda
estou em contato com o Céu de onde vim, e mantenho uma relação
com Deus que posso perdoar pecados (Mat. 9:6), e sou superior aos regulamentos religiosos que somente tem significado temporal
e nacional. (Mat. 12:8.) Esta natureza humana não cessará quando
eu tiver passado por estes últimos períodos de sofrimento e morte
que devo suportar para a salvação do homem e para consumar a
minha obra. Porque subirei e a levarei comigo ao céu, de onde
voltarei para reinar sobre aqueles cuja natureza "tornei sobre
mim".
A humanidade do Filho de Deus era real e não fictícia Ele
nos é descrito como realmente padecendo fome, sede,
cansaço, dor, e como estando sujeito em geral às debilidades da
natureza, porém sem pecado.
(b) Como ?
Por qual ato, ou meio, o Filho de Deus veio a ser Filho do homem ? Que milagre pôde trazer ao mundo "o segundo homem" que é o "Senhor do céu"? (1 Cor. 15:47.)
(b) Como ?
Por qual ato, ou meio, o Filho de Deus veio a ser Filho do homem ? Que milagre pôde trazer ao mundo "o segundo homem" que é o "Senhor do céu"? (1 Cor. 15:47.)
A resposta é que
o Filho de Deus veio ao mundo como Filho do homem sendo
concebido no ventre de Maria pelo Espírito Santo, e não por um
pai humano. E a qualidade da vida inteira de Jesus está em
conformidade com a maneira do seu nascimento. Ele que veio
através de um nascimento virginal, viveu uma vida virginal
(inteiramente sem pecado) — sendo essa última característica um
milagre tão grande como o primeiro. Ele que nasceu
milagrosamente, viveu milagrosamente, ressuscitou dentre os
mortos milagrosamente e deixou o mundo milagrosamente.
Sobre o
ato do nascimento virginal está baseada a doutrina da encarnação.
(João 1:14.) A seguinte declaração dessa doutrina é da pena do
erudito Martin Scott :
Como todos os cristãos sabem, a encarnação
significa que Deus (isto é, o Filho de Deus) se fez homem. Isso não
quer dizer que Deus se tomou homem, nem que Deus cessou de
ser Deus e começou a ser homem; mas que, permanecendo como
Deus, ele assumiu ou tomou uma natureza nova, a saber,
a humana, unindo esta à natureza divina no ser ou na pessoa —
Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Na festa das
bodas de Caná, a água tornou-se em vinho pela vontade de Jesus
Cristo, o Senhor da Criação (João 2:1-11). Não aconteceu assim
quando Deus se fez homem, pois em Caná a água deixou de ser
água, quando se tornou em vinho, mas Deus continuou sendo
Deus, quando se fez homem.
Um exemplo que nos poderá ajudar a
compreender em que sentido Deus se fez homem, mas ainda não
ilustra de maneira perfeita a questão, é aquele de um rei que por
sua própria vontade se fizera mendigo. Se um rei poderoso deixasse seu trono e o luxo da corte, e vestisse os trapos de um
mendigo, vivesse com mendigos, compartilhasse seus sofrimentos,
etc., e isto, para poder melhorar-lhes as condições de vida,
diríamos que o rei se fez mendigo, porém ele continuaria se‹ido
verdadeiramente rei. Seria correto dizer que o que o mendigo
sofreu era o sofrimento de um rei; que, quando o mendigo expiava
uma culpa, era o rei que expiava, etc.
Visto que Jesus Cristo é
Deus e homem, é evidente que Deus, de alguma maneira é homem
também. Agora, como é que Deus é homem ?
Está claro que ele
nem sempre foi homem, porque o homem não é eterno, mas Deus
o é. Em um certo tempo definido, portanto, Deus se fez homem
tomando a natureza humana.
Que queremos dizer com
a expressão "tomar a natureza humana"? Queremos dizer que o
Filho de Deus, permanecendo Deus, tomou outra natureza, a
saber, a do homem, e a uniu de tal maneira com a sua, que
constituiu uma Pessoa, Jesus Cristo.
A encarnação, portanto,
significa que o Filho de Deus, verdadeiro Deus desde toda a
eternidade, no curso do tempo se fez verdadeiro homem também,
em uma Pessoa, Jesus Cristo, constituída de duas naturezas, a
humana e a divina.
Isso, naturalmente é um mistério. não
podemos compreendê-lo, assim como tampouco podemos conceber
a própria Trindade. Há mistérios em toda parte. Não podemos
compreender como a erva e a água, que alimentam o gado,
se transformam em carne e sangue. Uma análise química do leite
não demonstra conter ele nenhum ingrediente de sangue,
entretanto, o leite materno se torna em sangue e carne da criança.
Nem a própria mãe sabe como no seu corpo se produz o leite que
dá a seu filho. Nenhum dentre os sábios do mundo pode explicar a
conexão existente entre o pensamento e a expressão desse
pensamento, ou seja, as palavras. Não devemos, pois, estranhar se
não podemos compreender a encarnação de Cristo. Cremos nela
porque aquele que a revelou, é o próprio Deus, que não pode
enganar nem ser enganado.
(c) Por que o Filho de Deus se fez Filho do homem, ou quais foram os propósitos da encarnação ?
1) Como já observamos, o Filho de Deus veio ao mundo para ser o Revelador de Deus. Ele afirmou que as suas obras e suas palavras eram guiadas por Deus (João 5:19, 20; 10:38); sua própria obra evangelizadora foi uma revelação do coração do Pai celestial, e aqueles que criticaram sua obra entre os pecadores demonstraram assim sua falta de harmonia com o espírito do céu. (Luc. 15:1-7.)
2) Ele tomou sobre si nossa natureza humana para glorificá-la e desta maneira adaptá-la a um destino celestial. Por conseguinte, formou um modelo, por assim dizer, pelo qual a natureza humana poderia ser feita à semelhança divina. Ele, o Filho de Deus, se fez Filho do homem, para que os filhos dos homens pudessem ser feitos filhos de Deus (João 1:2), e um dia serem semelhantes a ele (1 João 3:2); até os corpos dos homens serão "conforme o seu corpo glorioso" (Fil. 3:21). "O primeiro homem (Adão), da terra, é terreno: o segundo homem, o Senhor é do céu" (1 Cor. 15:47); e assim, "como trouxemos a imagem do terreno (vide Gên. 5:3), assim traremos também a imagem do celestial" (verso 49), porque "o último Adão foi feito em espírito vivificante" (verso 45).
3) Porém, o obstáculo a impedir a perfeição da humanidade era o pecado — o qual, ao princípio, privou Adão da glória da justiça original. Para resgatar-nos da culpa do pecado e de seu poder, o Filho de Deus morreu como sacrifício expiatório.
5. Cristo (título oficial e missão)
(a) A profecia.
"Cristo" é a forma grega da palavra hebraica "Messias", que literalmente significa, "o ungido". A palavra é sugerida pelo costume de ungir com óleo como símbolo da consagração divina para servir. Apesar de os sacerdotes, e às vezes os "Ungido" era particularmente aplicado aos reis de Israel que reinavam como representantes de Jeová . (2 Sam. 1:14.) Em alguns casos o símbolo da unção era seguido pela realidade espiritual, de maneira que a pessoa vinha a ser, em sentido vital, o ungido do Senhor, (1 Sam. 10:1, 6; 16:13.) Saul foi um fracassado, porém Davi, que o sucedeu, foi "um homem segundo o coração de Deus", um rei que considerava suprema em sua vida a vontade de Deus e que se considerava como representante de Deus.
(c) Por que o Filho de Deus se fez Filho do homem, ou quais foram os propósitos da encarnação ?
1) Como já observamos, o Filho de Deus veio ao mundo para ser o Revelador de Deus. Ele afirmou que as suas obras e suas palavras eram guiadas por Deus (João 5:19, 20; 10:38); sua própria obra evangelizadora foi uma revelação do coração do Pai celestial, e aqueles que criticaram sua obra entre os pecadores demonstraram assim sua falta de harmonia com o espírito do céu. (Luc. 15:1-7.)
2) Ele tomou sobre si nossa natureza humana para glorificá-la e desta maneira adaptá-la a um destino celestial. Por conseguinte, formou um modelo, por assim dizer, pelo qual a natureza humana poderia ser feita à semelhança divina. Ele, o Filho de Deus, se fez Filho do homem, para que os filhos dos homens pudessem ser feitos filhos de Deus (João 1:2), e um dia serem semelhantes a ele (1 João 3:2); até os corpos dos homens serão "conforme o seu corpo glorioso" (Fil. 3:21). "O primeiro homem (Adão), da terra, é terreno: o segundo homem, o Senhor é do céu" (1 Cor. 15:47); e assim, "como trouxemos a imagem do terreno (vide Gên. 5:3), assim traremos também a imagem do celestial" (verso 49), porque "o último Adão foi feito em espírito vivificante" (verso 45).
3) Porém, o obstáculo a impedir a perfeição da humanidade era o pecado — o qual, ao princípio, privou Adão da glória da justiça original. Para resgatar-nos da culpa do pecado e de seu poder, o Filho de Deus morreu como sacrifício expiatório.
5. Cristo (título oficial e missão)
(a) A profecia.
"Cristo" é a forma grega da palavra hebraica "Messias", que literalmente significa, "o ungido". A palavra é sugerida pelo costume de ungir com óleo como símbolo da consagração divina para servir. Apesar de os sacerdotes, e às vezes os "Ungido" era particularmente aplicado aos reis de Israel que reinavam como representantes de Jeová . (2 Sam. 1:14.) Em alguns casos o símbolo da unção era seguido pela realidade espiritual, de maneira que a pessoa vinha a ser, em sentido vital, o ungido do Senhor, (1 Sam. 10:1, 6; 16:13.) Saul foi um fracassado, porém Davi, que o sucedeu, foi "um homem segundo o coração de Deus", um rei que considerava suprema em sua vida a vontade de Deus e que se considerava como representante de Deus.
Porém, a
grande maioria dos reis se apartou do ideal divino e conduziu o
povo à idolatria; e até alguns dos reis mais piedosos não estavam
sem culpa nesse particular. Sob esse fundo negro, os profetas
expuseram a promessa da vinda de um rei da casa de Davi, um rei
ainda maior do que Davi. Sobre ele descansaria o Espírito do Senhor com um poder nunca visto (Isa. 11:1-3; 61:1). Apesar de
Filho de Davi, também seria ele o Filho de Jeová , recebendo
nomes divinos (Isa. 9:6, 7; Jer. 23:6). Diferente do de Davi, seu
reino seria eterno, e sob seu domínio estariam todas as nações.
Esse era o Ungido, ou o Messias, ou o Cristo, e sobre ele
concentravam-se as esperanças de Israel.
(b) O Cumprimento.
O testemunho constante do Novo Testamento é que Jesus se declarou o Messias, ou Cristo, prometido no Antigo Testamento.
(b) O Cumprimento.
O testemunho constante do Novo Testamento é que Jesus se declarou o Messias, ou Cristo, prometido no Antigo Testamento.
Assim como o presidente deste
pais é primeiramente eleito e depois publicamente toma posse do
governo, da mesma maneira, Jesus Cristo foi eternamente eleito
para ser o Messias e Cristo, e depois empossado publicamente em
seu oficio messiânico no rio Jordão.
Assim como Samuel ungiu
primeiro a Saul e depois explicou o significado da unção (1 Sam.
10:1), da mesma maneira Deus, o Pai, ungiu a seu Filho com o
Espírito de poder e sussurrou no seu ouvido o significado da sua
unção: "Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo" (Mar.
1:11). Em outras palavras: "Tu és o Filho de Jeová , cuja vinda foi
predita pelos profetas, e agora te doto de autoridade e poder para a
tua missão, e te envio com minha bênção."
As pessoas entre as
quais Jesus teria de ministrar esperavam a vinda do Messias, mas
infelizmente suas esperanças eram coloridas por uma aspiração
política. Esperavam um "homem forte", que fosse uma combinação
de soldado e estadista. Seria Jesus esse tipo de Messias ?
O
Espírito o conduziu ao deserto para debater a questão com
Satanás, que astuciosamente lhe sugeriu que adotasse um
programa popular e dessa maneira tomasse o caminho mais fácil e
curto para o poder. "Concede-lhes seus anelos materiais", sugeriu
o Tentador (vide Mat. 4:3, 4 e João 6:14, 15, 26), "deslumbra-os
saltando do pináculo do templo (e logicamente ficarás em boas
relações com o sacerdócio), faze-te o campeão do povo e conduze-os à guerra." (Vide Mat. 4:8, 9 e Apoc. 13:2, 4.)
Jesus sabia que
Satanás estava advogando a política popular, a qual era inspirada
por seu próprio espírito egoísta e violento. Que esse curso de ação
conduziria ao derramamento de sangue e à violência, não havia
dúvida. Não ! Jesus seguiria a direção do seu Pai e confiaria
somente nas armas espirituais para conquistar os corações dos
homens, ainda que a senda conduzisse à falta de compreensão, ao
sofrimento, e à morte !
Jesus escolheu a cruz. e escolheu-a porque era parte do programa de Deus para sua vida. Ele nunca se
desviou dessa escolha, apesar de ser muitas vezes tentado a
abandonar o caminho da cruz. (Vide, por exemplo, Mat. 16:22.)
Escrupulosamente Jesus conservou-se fora de embaraços na
situação política contemporânea. Às vezes proibia aos que ele
curava de espalharem sua fama, para que seu ministério não fosse
mal interpretado como sendo uma agitação popular contra Roma.
(Mat. 12:15, 16; Vide Luc. 23:5.) Nessa ocasião seu êxito tornou-se
uma acusação contra ele. Recusou-se deliberadamente a
encabeçar um movimento popular (João 6:15). Proibia a
proclamação pública de seu caráter messiânico, como também o
testemunho de sua transfiguração para que não suscitassem
esperanças falsas entre o povo. (Mat. 16:20; 17:9.) Com sabedoria
infinita, escapou a uma hábil armadilha que o desacreditaria entre
o povo como "traidor da nação", ou, por outro lado, que o
envolveria em dificuldades com o governo romano. (Mat. 22:15-21.)
Em tudo isso o Senhor Jesus cumpriu a profecia de Isaías que o
Ungido de Deus seria proclamador da verdade divina, e não um
violento agitador, nem um que buscasse seu próprio bem, nem que
excitasse a população (Mat. 12:16-21), como o faziam alguns dos
falsos messias que o precederam e outros que posteriormente
surgiram. (João 10:8; Atos 5:36; 21:38.) Ele evitou fielmente os
métodos carnais e seguiu os espirituais, de maneira que Pilatos,
representante de Roma, pôde testificar: " não acho culpa alguma
neste homem."
Observamos que Jesus começou seu ministério
entre um povo que tinha a verdadeira esperança de um Messias,
tendo porém um conceito errôneo de sua Pessoa e obra. Sabendo
disso, Jesus não se proclamou no princípio como Messias (Mat.
16:20) porque sabia que isso seria um sinal de rebelião contra
Roma.
Ele, de preferência, falava do Reino, descrevendo seus
ideais e sua natureza espiritual, esperando inspirar no povo uma
fome por esse reino espiritual, que por sua vez os conduziria a
desejar um Messias espiritual. E seus esforços neste sentido não
foram inteiramente infrutíferos, pois João, o apóstolo, nos diz
(capítulo 1) que desde o princípio houve um grupo espiritual que o
reconhecia como Cristo. Também, de tempos em tempos ele se
revelava a indivíduos que estavam preparados espiritualmente.
(João 4:25, 26; 9:35-37.)
Porém, a nação em geral não entendia a
conexão entre o seu ministério espiritual e o pensamento do
Messias. Admitiam livremente que ele fosse um Mestre capaz, um
grande pregador, e ainda um profeta (Mat. 16:13, 14); mas certamente, não um que pudesse encabeçar um programa
econômico, militar e político — como julgavam coubesse ao
Messias fazer.
Mas por que culpar o povo de uma expectação tal ?
Em verdade, Deus havia prometido restabelecer um reino terrena.
(Zac. 14:9-21; Amós 9:11-15; Jer. 23:6-8.) Certamente, mas antes
desse evento, deveria operar-se uma purificação moral e uma
regeneração espiritual da nação. (Ezeq. 36:25-27; vide João 3:1-3.)
E tanto João Batista, como Jesus, esclareceram que a nação, na
condição em que se encontrava, não estava preparada para
participar desse reino. Daí a exortação: "Arrependei-vos: porque é
chegado o reino dos céus." Mas enquanto as palavras "reino dos
céus" comoviam profundamente o povo, as palavras "arrependei-vos" não lhes causaram boa impressão. Tanto os chefes (Mat.
21:31, 32) como o povo (Luc. 13:1-3; 19:41-44) se recusaram a
obedecer às condições do reino e conseqüentemente perderam os
privilégios do reino. (Mat. 21:43.)
Mas Deus onisciente havia
previsto o fracasso de Israel (Isa. 6:9,10; 53:1; João 12:37-40), e
Deus Todo-poderoso o tinha dirigido para o fomento de um plano
até então mantido em segredo. O plano era o seguinte: a rejeição
por parte de Israel daria a Deus a oportunidade de tomar um povo
escolhido de entre os gentios (Rom. 11:11; Atos 15:13, 14; Rom.
9:25, 26), que, juntamente com os crentes judeus, constituiriam
um grupo conhecido como a Igreja. (Efés. 3:4-6.) Jesus mesmo deu
a seus discípulos um vislumbre desse período (a época da igreja)
que sucederia entre seus adventos primeiro e segundo, chamando
essas revelações "mistérios" porque não foram reveladas aos
profetas do Antigo Testamento. (Mat. 13:11-17.)
Certa ocasião a
inabalável fé demonstrada por um centurião gentio contrastada
com a falta de fé em muitos israelitas trouxe à sua inspirada visão
o espetáculo de gentios de todas as terras entrando no reino que
Israel havia rejeitado. (Mat. 8:10-12.)
A crise prevista no deserto
havia chegado, e Jesus se preparou para dar tristes noticias a seus
discípulos. Começou com muito tato a fortalecer-lhes a fé com
testemunho divinamente inspirado acerca do seu caráter
messiânico, testemunho dado pelo apóstolo Pedro. Então fez uma
surpreendente predição (Mat. 16:18, 19), que se pode parafrasear
da seguinte maneira: "A congregação de Israel (ou "igreja", Atos
7:38) rejeitou-me como seu Messias, e seus chefes realmente vão
excomungar-me a mim, que sou a verdadeira pedra angular da
nação. (Mat. 21:42.) Mas por isso, não fracassará o plano de Deus
porque eu estabelecerei outra congregação ("igreja"), composta de homens como tu, Pedro (1 Ped. 2:4-9), que crerão na minha
Deidade e caráter messiânico. Tu serás dirigente e ministro dessa
congregação, e teu será o privilégio de abrir-lhe as portas com a
chave da verdade do Evangelho, e tu e teus irmãos administrareis
os seus negócios." Então Cristo fez um anúncio que os discípulos
não compreenderam inteiramente, senão depois de sua
ressurreição (Luc. 24:25-48); isto é, que a cruz era parte do
programa de Deus para o Messias. "Desde então começou Jesus a
mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e
padecer muito às mãos dos anciãos, e dos principais dos
sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro
dia" (Mat. 16:21).
No devido tempo a horrenda profecia foi
cumprida. Jesus poderia ter escapado à morte, negando a sua
Deidade; poderia ter sido absolvido negando que fosse rei; porém,
ele persistiu em seu testemunho e morreu numa cruz que levava a
inscrição: ESTE É O REI DOS JUDEUS. Mas o Messias sofredor (Isa.
53:7-9) ressurgiu dentre os mortos (Isa. 53:10, 11), e, como Daniel
havia previsto, ascendeu à destra de Deus (Dan. 7:14; Mat. 28:18),
de onde virá para julgar os vivos e os mortos.
Depois desse exame
dos ensinos do Antigo e Novo Testamentos, temos elementos para
declarar a definição completa do título "Messias"; a saber, aquele a
quem Deus autorizou para salvar a Israel e às nações do pecado e
da morte, e para governar sobre eles como Senhor de suas vidas e
Mestre. Que semelhante afirmação implica deidade é
compreendido por pensadores judeus, se bem que para eles isso
constitui um escândalo. Claude Montefiore, notável erudito judeu,
disse : Se eu pudesse crer que Jesus era Deus (isto é, Divino), então
obviamente ele seria meu Mestre. Porque o meu Mestre — o Mestre
do judeu moderno, é, e só pode ser Deus.
6. Filho de Davi (linhagem real).
Esse título é equivalente a "Messias", pois uma qualidade importante do Messias era sua descendência davídica.
(a) A Profecia.
Como recompensa por sua fidelidade, a Davi foi prometida uma dinastia perpétua (2 Sam. 7:16), a à sua casa foi dada uma soberania eterna sobre Israel. Esta foi a aliança davídica ou a do trono. Data desse tempo a esperança de que, acontecesse o que acontecesse à nação, no tempo assinalado por Deus apareceria um rei pertencente ao trono e à linhagem de Davi. Em tempos de aflição os profetas relembravam ao povo essa promessa, dizendo-lhe que a redenção de Israel, e das nações, estava ligada com a vinda de um grande Rei da casa de Davi. (Jer. 30:9; 23:5; Ezeq. 34:23; Isa. 55:3, 4; Sal. 89:34-37.)
6. Filho de Davi (linhagem real).
Esse título é equivalente a "Messias", pois uma qualidade importante do Messias era sua descendência davídica.
(a) A Profecia.
Como recompensa por sua fidelidade, a Davi foi prometida uma dinastia perpétua (2 Sam. 7:16), a à sua casa foi dada uma soberania eterna sobre Israel. Esta foi a aliança davídica ou a do trono. Data desse tempo a esperança de que, acontecesse o que acontecesse à nação, no tempo assinalado por Deus apareceria um rei pertencente ao trono e à linhagem de Davi. Em tempos de aflição os profetas relembravam ao povo essa promessa, dizendo-lhe que a redenção de Israel, e das nações, estava ligada com a vinda de um grande Rei da casa de Davi. (Jer. 30:9; 23:5; Ezeq. 34:23; Isa. 55:3, 4; Sal. 89:34-37.)
Notemos
particularmente Isa. 11:1, que pode ser traduzido como segue:
"Porque brotará rebento do trono de Jessé, e das suas raízes
um renovo frutificará". Em Isa. 10:33,34, a Assíria, a
cruel opressora de Israel, é comparada a um cedro cujo tronco
nunca brota renovos, mas apodrece lentamente. Uma vez cortada,
essa árvore não tem futuro. E assim é descrita a sorte da Assíria, a
qual, há muito, desapareceu do palco da história. A casa de Davi,
por outro lado, é comparada a uma árvore que terá novo
crescimento do tronco deixado no solo. A profecia de Isaías é como
segue: A nação judaica será quase destruída, e a casa de Davi
cessará como casa real — será cortada junto à raiz. Entretanto,
desse tronco sairá um renovo; das raízes desse tronco sairá um
ramo — o Rei-Messias.
(b) O cumprimento.
Judá foi levado ao cativeiro, e desse cativeiro voltou sem rei, sem independência, para ficar subjugado, sucessivamente, pela Pérsia, Grécia, Egito, Síria, e, depois de um breve período de independência, por Roma.
(b) O cumprimento.
Judá foi levado ao cativeiro, e desse cativeiro voltou sem rei, sem independência, para ficar subjugado, sucessivamente, pela Pérsia, Grécia, Egito, Síria, e, depois de um breve período de independência, por Roma.
Durante esses
séculos de sujeição aos gentios, houve tempo de desalento quando
o povo voltava seu pensamento às glorias passadas do reino de
Davi e exclamava como o Salmista: "Senhor, onde estão as tuas
antigas benignidades que juraste a Davi pela tua verdade ?" (Sal.
89:49.)
Os judeus nunca perderam a esperança. Reunidos ao redor
do fogo da profecia Messiânica, fortaleciam seus corações e
esperavam pacientemente pelo Filho de Davi. Não foram
desapontados. Séculos depois da casa de Davi haver cessado, um
anjo apareceu a uma jovem judia e disse :
"E eis que em teu ventre
conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome JESUS.
Este será grande, e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor
Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; e reinará eternamente na
casa de Jacó, e seu reino não terá fim" (Luc. 1:31-33. Vide Isa. 9:6,
7).
Assim um Libertador se levantou na casa de Davi. Em um
tempo quando a casa de Davi parecia estar reduzida a seu estado
mais decadente e quando os herdeiros vivos eram um humilde
carpinteiro e uma simples donzela, então, por milagrosa ação de
Deus, o Ramo brotou do tronco e cresceu tornando-se uma poderosa árvore que tem provido proteção para um sem-número de
povos e nações.
O seguinte é a substância da aliança davídica,
como é interpretada pelos inspirados profetas : Jeová desceria para
salvar o seu povo, no tempo em que haveria na terra um
descendente da família de Davi, pelo qual Jeová resgataria e
posteriormente governaria o seu povo. Que Jesus era esse filho de
Davi manifesta-se pelo anúncio feito ao tempo de seu nascimento,
por suas genealogias (Mat. 1 e Luc. 3), pelo fato de ter ele aceitado
esse título quando lhe foi atribuído (Mat. 9:27; 20:30, 31; 21:1-11),
e pelo testemunho dos escritores do Novo Testamento. (Atos 13:23;
Rom. 1:3; 2 Tim. 2:8; Apo. 5:5; 22:16.)
Mas o título "Filho de Davi",
não era uma descrição completa do Messias, porque acentuava
principalmente a sua ascendência humana. Por isso o povo,
ignorando as Escrituras que falavam da natureza divina de Cristo,
esperava um Messias humano que seria um segundo Davi.
Em
certa ocasião Jesus procurou elevar os pensamentos dos chefes
sobre esse conceito incompleto. (Mat. 22:42-46.) "Que pensais vos
de Cristo (isto é, do Messias) ? Ele perguntou: "de quem é filho ?" Os
fariseus naturalmente responderam: "é filho de Davi." Então Jesus,
citando o Salmo 110:1, perguntou: "Se Davi lhe chama Senhor,
como é ele seu filho ?" Como pode o Senhor de Davi ser filho de
Davi ? — foi a pergunta que confundiu os fariseus.
A resposta
naturalmente é : O Messias é tanto Senhor como filho de Davi. Pelo
milagre do nascimento virginal, Jesus nasceu de Deus e também
de Maria; ele era desse modo o Filho de Deus e Filho do homem.
Como Filho de Deus ele é Senhor de Davi; como filho de Maria ele é
filho de Davi.
O Antigo Testamento registra duas grandes verdades
messiânicas. Alguns trechos declaram que o Senhor mesmo virá do
céu para resgatar o seu povo (Isa. 40:10; 42:13; Sal. 98:9);
outros esclarecem que da família de Davi se levantaria um
libertador. Essas duas vidas completam-se na aparição da
pequena criança em Belém, a cidade de Davi. Foi então que o Filho
do Altíssimo nasceu como filho de Davi. (Luc. 1:32.)
Notemos como em Isaías 9:6,7, combinam-se a natureza
divina e a descendência davídica do Rei vindouro. O título
mencionado aqui — "Pai da eternidade" — tem sido mal
interpretado por alguns, que dele deduzem não haver Trindade,
afirmando erroneamente que Jesus é o Pai e que o Pai é Jesus. Um
conhecimento da linguagem do Antigo Testamento evitaria esse erro.
Naqueles dias um regente que governava sábia e
justamente, era descrito como um "pai" para seu povo. Por isso, o
Senhor, falando por meio de Isaias, diz acerca de um oficial : "E ser
como pai para os moradores de Jerusalém, e para a casa de Judá .
E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro" (Isa. 22:21,
22).
Note-se a semelhança com Isa. 9:6, 7 e vide Apoc. 3:7. Esse
título foi aplicado a Davi, conforme se vê na aclamação do povo na
entrada triunfal de Jesus em Jerusalém : "Bendito o reino do
nosso pai Davi" (Mat. 11:10).
Eles não queriam dizer que Davi
fosse seu antecessor, pois nem todos descendiam da sua família;
e naturalmente não o chamariam de Pai celestial. Davi é
descrito como "pai" porque, como o rei segundo o coração de Deus,
foi o verdadeiro fundador do reino israelita (já que Saul foi
um malogrado) ampliando suas fronteiras de 9.600 para 96.000
quilômetros quadrados. De igual maneira muitas vezes se refere a
George Washington como o "Pai dos Estados Unidos da América".
O "pai" Davi era humano, e morreu; seu reino foi terrena, e com
o tempo se desintegrou. Mas, de acordo com Isaías 9:6, 7,
o descendente de Davi, o Rei-Messias, seria divino, e seu reino
seria eterno. Davi foi um "pai" temporário para seu povo; o Messias
será um Pai eterno (imortal, divino, imutável), para todo o povo —
assim destinado por Deus, o Pai. (Sal. 2:6-8; Luc. 22:29.)
7. Jesus (obra salvadora).
O Antigo Testamento ensina que Deus mesmo é a Fonte da salvação: Ele é o Salvador e Libertador de Israel. "A salvação vem de Deus."
7. Jesus (obra salvadora).
O Antigo Testamento ensina que Deus mesmo é a Fonte da salvação: Ele é o Salvador e Libertador de Israel. "A salvação vem de Deus."
Ele livrou o seu povo da servidão do Egito, e
daquele tempo em diante Israel soube, por experiência, que ele era
o Salvador. (Sal. 106:21; Isa. 43:3, 11; 45:15, 22; Jer. 14:48.)
Mas
Deus age por meio de seus instrumentos; portanto, lemos que
ele salvou Israel por meio do misterioso "anjo da sua face" (Isa.
63:9). Às vezes foram usados instrumentos humanos; Moisés
foi enviado para libertar Israel da servidão; de tempos em tempos
foram levantados juízes para socorrer Israel. "Mas, vindo a
plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher,
nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim
de recebermos a adoção de filhos" (Gál. 4:4,5).
Ao entrar no
mundo, ao Redentor foi dado o expressivo nome da sua missão
suprema: "E chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará
o seu povo dos seus pecados" (Mat. 1:21).
Os primeiros pregadores do Evangelho não precisaram explicar aos judeus o significado do
nome "Salvador"; já tinham aprendido o fato pela sua própria
história. (Atos 3:26; 13:23.) Eles entenderam a mensagem,
mas recusaram-se a crer.
Crucificado, Cristo cumpriu a missão
indicada pelo seu nome, Jesus, pois salvar o povo dos seus
pecados implica expiação, e expiação implica morte. Como na sua
morte, assim também durante a vida, ele viveu à altura do seu
nome. Foi sempre o Salvador. Em toda a Palestina muita gente
podia testificar: "Eu estava preso pelo pecado, mas Jesus me
libertou." Maria Madalena podia dizer: "Ele me libertou de sete
demônios." Aquele que outrora fora paralítico, também podia
testificar: "Ele perdoou os meus pecados."
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