Esta secção concerne às várias operações do Espírito em
relação com os homens.
1. Convicção.
Em João 16:7-11 Jesus descreve a obra do Consolador em
relação ao mundo. O Espírito agirá como "promotor de Justiça",
por assim dizer, trabalhando para conseguir uma condenação
divina contra os que rejeitam a Cristo.
Convencer significa levar ao conhecimento verdades que de outra maneira seriam postas em dúvida ou rejeitadas, ou provar acusações feitas contra a conduta.
Os homens não sabem o que é o pecado, a justiça e o juízo; portanto, precisam ser convencidos da verdade espiritual. Por exemplo, seria inútil discutir com uma pessoa que declarasse não ver beleza alguma numa rosa, pois sua incapacidade demonstraria falta de apreciação pelo belo. Precisa ser despertado nela um sentido de beleza; precisa ser "convencida" da beleza da flor. Da mesma maneira, a mente e a alma obscurecidas nada discernem das verdades espirituais antes de serem convencidas e despertadas pelo Espírito Santo. Ele convencerá os homens das seguintes verdades :
Convencer significa levar ao conhecimento verdades que de outra maneira seriam postas em dúvida ou rejeitadas, ou provar acusações feitas contra a conduta.
Os homens não sabem o que é o pecado, a justiça e o juízo; portanto, precisam ser convencidos da verdade espiritual. Por exemplo, seria inútil discutir com uma pessoa que declarasse não ver beleza alguma numa rosa, pois sua incapacidade demonstraria falta de apreciação pelo belo. Precisa ser despertado nela um sentido de beleza; precisa ser "convencida" da beleza da flor. Da mesma maneira, a mente e a alma obscurecidas nada discernem das verdades espirituais antes de serem convencidas e despertadas pelo Espírito Santo. Ele convencerá os homens das seguintes verdades :
(a) O pecado de incredulidade.
Quando Pedro pregou, no dia
de Pentecoste, ele nada disse acerca da vida licenciosa do povo,
do seu mundanismo, ou de sua cobiça; ele não entrou em detalhes
sobre sua depravação para os envergonhar. O pecado do qual os
culpou, e do qual mandou que se arrependessem, foi a crucificação
do Senhor da glória; o perigo do qual os avisou foi o de se
recusarem a crer em Jesus. Portanto, descreve-se o pecado da
incredulidade como o pecado único, porque, nas palavras dum
erudito, "onde esse permanece, todos os demais pecados surgem e
quando esse desaparece todos os demais desaparecem". É o
"pecado mater", porque produz novos pecados, e por ser o pecado
contra o remédio para o pecado. Assim escreve o Dr. Smeaton: "Por
muito grande e perigoso que seja esse pecado, tal é a ignorância
dos homens a seu respeito que sua criminalidade é inteiramente
desconhecida até que seja descoberta pela influência do Espírito
Santo, o Consolador. A consciência poderá convencer o homem dos
pecados comuns, mas nunca do pecado da incredulidade. Jamais homem algum foi convencido da enormidade desse pecado, a não
ser pelo próprio Espírito Santo."
(b) A justiça de Cristo.
"Da justiça, porque vou para meu
Pai, e não me vereis mais" (João 16:10).
Jesus Cristo foi crucificado como malfeitor e impostor. Mas depois do dia de Pentecoste, o derramamento do Espírito e a realização do milagre em seu nome convenceram a milhares de judeus de que não somente ele era justo, mas também era a fonte única e o caminho da justiça. Usando Pedro, o Espírito os convenceu de que haviam crucificado o Senhor da Justiça (Atos 2:36, 37), mas também ele lhes assegurou que havia perdão e salvação em seu nome (Atos 2:38).
Jesus Cristo foi crucificado como malfeitor e impostor. Mas depois do dia de Pentecoste, o derramamento do Espírito e a realização do milagre em seu nome convenceram a milhares de judeus de que não somente ele era justo, mas também era a fonte única e o caminho da justiça. Usando Pedro, o Espírito os convenceu de que haviam crucificado o Senhor da Justiça (Atos 2:36, 37), mas também ele lhes assegurou que havia perdão e salvação em seu nome (Atos 2:38).
(c) O juízo sobre Satanás.
"E do juízo, porque já o
príncipe deste mundo está julgado" (João 16:11).
Como se convencerão as pessoas na atualidade de que o crime será castigado ?
Pela descoberta do crime e seu subseqüente castigo; em outras palavras, pela demonstração da justiça.
A cruz foi uma demonstração da verdade de que o poder de Satanás sobre a vida dos homens foi destruído, e de que sua completa ruína foi decretada. (Heb. 2:14,15; l João 3:8; Col. 2:15; Rom. 16:20.)
Satanás tem sido julgado no sentido de que perdeu a grande causa, de modo que já não tem mais direito de reter, como escravos, os homens seus súditos. Pela sua morte, Cristo resgatou todos os homens do domínio de Satanás, devendo estes aceitar sua libertação. Os homens são convencidos pelo Espírito Santo de que na verdade são livres (João 8:36). Já não são súditos do tentador; já não são obrigados mais a obedecer-lhe, agora são súditos leais de Cristo, servindo-o voluntariamente no dia do seu poder. (Sal. 110:3.) Satanás alegou que lhe cabia o direito de possuir os homens que pecaram, e que o justo Juiz devia deixá-los sujeitos a ele. O Mediador, por outra parte, apelou para o fato de que ele, o Mediador, havia levado o castigo do homem, tomando assim o seu lugar, e que, portanto, a justiça, bem como a misericórdia, exigiam que o direito de conquista fosse anulado e que o mundo fosse dado a ele, o Cristo, que era o seu segundo Adão e Senhor de todas as coisas. O veredito final divino foi contrário ao príncipe deste mundo — e ele foi julgado. Ele já não pode guardar seus bens em paz visto que Um mais poderoso o venceu. (Luc. 11:21, 22.)
Como se convencerão as pessoas na atualidade de que o crime será castigado ?
Pela descoberta do crime e seu subseqüente castigo; em outras palavras, pela demonstração da justiça.
A cruz foi uma demonstração da verdade de que o poder de Satanás sobre a vida dos homens foi destruído, e de que sua completa ruína foi decretada. (Heb. 2:14,15; l João 3:8; Col. 2:15; Rom. 16:20.)
Satanás tem sido julgado no sentido de que perdeu a grande causa, de modo que já não tem mais direito de reter, como escravos, os homens seus súditos. Pela sua morte, Cristo resgatou todos os homens do domínio de Satanás, devendo estes aceitar sua libertação. Os homens são convencidos pelo Espírito Santo de que na verdade são livres (João 8:36). Já não são súditos do tentador; já não são obrigados mais a obedecer-lhe, agora são súditos leais de Cristo, servindo-o voluntariamente no dia do seu poder. (Sal. 110:3.) Satanás alegou que lhe cabia o direito de possuir os homens que pecaram, e que o justo Juiz devia deixá-los sujeitos a ele. O Mediador, por outra parte, apelou para o fato de que ele, o Mediador, havia levado o castigo do homem, tomando assim o seu lugar, e que, portanto, a justiça, bem como a misericórdia, exigiam que o direito de conquista fosse anulado e que o mundo fosse dado a ele, o Cristo, que era o seu segundo Adão e Senhor de todas as coisas. O veredito final divino foi contrário ao príncipe deste mundo — e ele foi julgado. Ele já não pode guardar seus bens em paz visto que Um mais poderoso o venceu. (Luc. 11:21, 22.)
2. Regeneração.
A obra criadora do Espírito sobre a alma ilustra-se pela obra
criadora do Espírito de Deus no princípio sobre o corpo do homem.
Voltemos à cena apresentada em Gên. 2:7. Deus tomou o pó
da terra e formou um corpo. Ali jazia inanimado e quieto esse
corpo. Embora já estando no mundo, e rodeado por suas belezas,
esse corpo não reagia porque não tinha vida; não via, não ouvia,
não entendia.
Então "Deus soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o
homem foi feito alma vivente". Imediatamente tomou
conhecimento, vendo as belezas e ouvindo os sons do mundo ao
seu redor. Como sucedeu com o corpo, assim também sucede com
a alma. O homem está rodeado pelo mundo espiritual e rodeado
por Deus que não está longe de nenhum de nós. (Atos 17:27.) No
entanto, o homem vive e opera como se esse mundo de Deus não
existisse, em razão de estar morto espiritualmente, não podendo
reagir como devia. Mas quando o mesmo Senhor que vivificou o
corpo vivifica a alma, a pessoa desperta para o mundo espiritual e
começa a viver a vida espiritual. Qualquer pessoa que tenha
presenciado as reações dum verdadeiro convertido, conforme a
experiência radical conhecida como novo nascimento, sabe que a
regeneração não é meramente uma doutrina, mas uma realidade
prática.
3. Habitação.
Vide João 14:17; Rom. 8:9; 1 Cor. 6:19; 2 Tim. 1:14: 1 João
2:27; Col. 1:27; 1 João 3:24; Apo. 3:20. Deus está sempre
e necessariamente presente em toda parte; nele vivem todos os
homens; nele se movem e têm seu ser. Mas a habitação interior
significa que Deus está presente duma maneira nova, mantendo
uma relação pessoal com o indivíduo. Esta união com Deus, que é
chamada habitação, morada, é produzida realmente pela presença
da Trindade completa, como se poderá ver por um exame
dos textos supra citados. Considerando que o ministério especial
do Espírito Santo é o de habitar no coração dos homens, a
experiência é geralmente conhecida como morada do Espírito
Santo.
Muitos eruditos ortodoxos creem que Deus concedeu a Adão
não somente vida física e mental mas também a habitação do
Espírito, a qual ele perdeu por causa do pecado. Essa perda
atingiu não somente a ele mas também os seus descendentes.
Essa ausência do Espírito deixou o homem nas trevas e na
debilidade espiritual. Quando, não logo, pouco a pouco, ataca
essas falhas, uma após outra, ora estas ora aquelas, entrando nos
mínimos detalhes de modo tão cabal que, não podendo escapar à
influência do Espírito, um dia esse homem será perfeito, glorificado
pelo Espírito, e resplandecente com a vida de Deus".
4. Recebimento dos dons.
Requisitos. Deus é soberano na questão de outorgar os dons;
é ele quem decide quanto à classe de dom a ser outorgado. Ele
pode conceder um dom sem nenhuma intervenção humana, e
mesmo sem a pessoa o pedir. Mas geralmente Deus age em
cooperação com o homem, e há alguma coisa que o homem pode
fazer nesse caso.
Que se requer daqueles que desejam os dons ?
Que se requer daqueles que desejam os dons ?
(a) Submissão à vontade divina.
A atitude deve ser, não o que
eu quero, mas o que ele quer. Às vezes queremos um dom extraordinário, e Deus pode decidir por outra coisa.
(b) Ambição santa.
"Procurai com zelo os melhores dons"
(1 Cor. 12:31; 14:1).
Muitas vezes a ambição tem conduzido as pessoas à ruína e ao prejuízo, mas isso não é razão de não a consagrarmos ao serviço de Deus.
Muitas vezes a ambição tem conduzido as pessoas à ruína e ao prejuízo, mas isso não é razão de não a consagrarmos ao serviço de Deus.
(c) Desejo ardente pelos dons naturalmente resultará em
oração, e sempre em submissão a Deus. (Vide 1 Reis 3:5-10; 2 Reis
2:9, 10.)
(d) Fé.
Alguns têm perguntado o seguinte :
"Devemos esperar pelos dons ?"
Posto que os dons espirituais são instrumentos para a edificação da igreja, parece mais razoável começar a trabalhar para Deus e confiar nele a fim de que conceda o dom necessário para a tarefa particular. Desse modo o professor da Escola Dominical confiará em Deus para a operação dos dons necessários a um mestre; da mesma maneira o pastor, o evangelista e os leigos. Uma boa maneira de conseguir um emprego é ir preparado para trabalhar. Uma boa maneira de receber os dons espirituais é estar "na obra" de Deus, em vez de estar sentado, de braços cruzados, esperando que o dom caia do céu.
"Devemos esperar pelos dons ?"
Posto que os dons espirituais são instrumentos para a edificação da igreja, parece mais razoável começar a trabalhar para Deus e confiar nele a fim de que conceda o dom necessário para a tarefa particular. Desse modo o professor da Escola Dominical confiará em Deus para a operação dos dons necessários a um mestre; da mesma maneira o pastor, o evangelista e os leigos. Uma boa maneira de conseguir um emprego é ir preparado para trabalhar. Uma boa maneira de receber os dons espirituais é estar "na obra" de Deus, em vez de estar sentado, de braços cruzados, esperando que o dom caia do céu.
(e) Aquiescência.
O fogo da inspiração pode ser extinguido
pela negligência; daí a necessidade de despertar (literalmente
"acender") o dom que está em nos (2 Tim. 1:6; 1 Tim. 4:14).
5. A prova dos dons.
As Escrituras admitem a possibilidade da inspiração
demoníaca como também das supostas mensagens proféticas que
se originam no próprio espírito da pessoa. Apresentamos as
seguintes provas pelas quais se pode distinguir entre a inspiração
verdadeira e a falsa.
(a) Lealdade a Cristo.
Quando estava em Éfeso, Paulo recebeu
uma carta da igreja em Corinto contendo certas perguntas, uma
das quais era "concernente aos dons espirituais", 1 Cor.
12:3 sugere uma provável razão para a pergunta. Durante uma
reunião, estando o dom de profecia em operação, ouvia-se uma voz
que gritava: "Jesus é maldito." é possível que algum adivinho
ou devoto do templo pagão houvesse assistido à reunião, e quando
o poder de Deus desceu sobre os cristãos, esses pagãos
se entregaram ao poder do demônio e se opuseram à confissão:
"Jesus é Senhor", com a negação diabólica: "Jesus é maldito !"
A história das missões modernas na China e em outros países oferece casos semelhantes. Paulo imediatamente explica aos coríntios, desanimados e perplexos, que há duas classes de inspiração : A divina e a demoníaca, e explica a diferença entre ambas. Ele lhes lembra os impulsos e êxtases demoníacos que haviam experimentado ou presenciado em algum templo pagão, e assinala que essa inspiração conduz à adoração dos ídolos. (Vide 1 Cor. 10:20.) De outra parte, o Espírito de Deus inspira as pessoas a confessarem a Jesus como Senhor.
"Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor senão pelo Espírito Santo" (1 Cor. 12:3; Vide Apo. 19:10; Mat. 16:16, 17; 1 João 4:1,2).
Naturalmente isso não significa que a pessoa não pode dizer, como um papagaio, que Jesus é Senhor. O sentido verdadeiro é que ninguém pode expressar a sincera convicção sobre a divindade de Jesus sem a iluminação do Espírito Santo. (Vide Rom. 10:9.)
A história das missões modernas na China e em outros países oferece casos semelhantes. Paulo imediatamente explica aos coríntios, desanimados e perplexos, que há duas classes de inspiração : A divina e a demoníaca, e explica a diferença entre ambas. Ele lhes lembra os impulsos e êxtases demoníacos que haviam experimentado ou presenciado em algum templo pagão, e assinala que essa inspiração conduz à adoração dos ídolos. (Vide 1 Cor. 10:20.) De outra parte, o Espírito de Deus inspira as pessoas a confessarem a Jesus como Senhor.
"Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor senão pelo Espírito Santo" (1 Cor. 12:3; Vide Apo. 19:10; Mat. 16:16, 17; 1 João 4:1,2).
Naturalmente isso não significa que a pessoa não pode dizer, como um papagaio, que Jesus é Senhor. O sentido verdadeiro é que ninguém pode expressar a sincera convicção sobre a divindade de Jesus sem a iluminação do Espírito Santo. (Vide Rom. 10:9.)
(b) A prova prática.
Os coríntios eram espirituais no
sentido de que mostravam um vivo interesse nos dons espirituais
(1 Cor. 12:1; 14:12). Entretanto, embora gloriando-se no poder
vivificante do Espírito, parecia haver falta do seu poder
santificador. Estavam divididos em facções; a igreja tolerava
um caso de imoralidade indescritível; os irmãos processavam uns
aos outros nos tribunais; alguns estavam retrocedendo para os
costumes pagãos; outros participavam da ceia do Senhor em
estado de embriaguez. Podemos estar seguros de que o apóstolo
não julgou asperamente esses convertidos, lembrando-se da vileza
pagã da qual recentemente haviam sido resgatados e das tentações
de que estavam rodeados. Porém ele sentiu que os coríntios deviam
ficar impressionados com a verdade de que por muito importantes
que fossem os dons espirituais, o alvo supremo de seus
esforços devia ser: o caráter cristão e a vida reta. Depois de
encorajá-los a que "procurassem os melhores dons" (1 Cor. 12.31),
ele acrescenta o seguinte :
"Eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente."
A seguir vem seu sublime discurso sobre o amor divino, a coroa do caráter cristão. Mas aqui devemos ter cuidado de distinguir as coisas que diferem entre si. Aqueles que se opõem ao falar em línguas (que são antibíblicos em sua atitude, 1 Cor. 14:39), afirmam que se faria melhor buscar o amor, que é o dom supremo. Eles são culpados de confundir os pensamentos. O amor não é um dom, mas um fruto do Espírito. O fruto do Espírito é o desenvolvimento progressivo da vida de Cristo enxertada pela regeneração; ao passo que os dons podem ser outorgados repentinamente a qualquer crente cheio do Espírito, em qualquer ponto de sua experiência. O primeiro representa o poder santificador do Espírito, enquanto o segundo implica seu poder vivificante. não obstante, ninguém erra em insistir pela supremacia do caráter cristão.
Por muito estranho que pareça, é um fato comprovado que pessoas deficientes na santidade podem exibir manifestações dos dons. Devemos considerar os seguintes fatos :
"Eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente."
A seguir vem seu sublime discurso sobre o amor divino, a coroa do caráter cristão. Mas aqui devemos ter cuidado de distinguir as coisas que diferem entre si. Aqueles que se opõem ao falar em línguas (que são antibíblicos em sua atitude, 1 Cor. 14:39), afirmam que se faria melhor buscar o amor, que é o dom supremo. Eles são culpados de confundir os pensamentos. O amor não é um dom, mas um fruto do Espírito. O fruto do Espírito é o desenvolvimento progressivo da vida de Cristo enxertada pela regeneração; ao passo que os dons podem ser outorgados repentinamente a qualquer crente cheio do Espírito, em qualquer ponto de sua experiência. O primeiro representa o poder santificador do Espírito, enquanto o segundo implica seu poder vivificante. não obstante, ninguém erra em insistir pela supremacia do caráter cristão.
Por muito estranho que pareça, é um fato comprovado que pessoas deficientes na santidade podem exibir manifestações dos dons. Devemos considerar os seguintes fatos :
1) O batismo no Espírito Santo não faz a pessoa perfeita de
uma vez. A dotação de poder é uma coisa; a madureza nas graças
cristãs é outra. Tanto o novo nascimento como o batismo no Espírito Santo são dons da graça de Deus e revelam sua graça
para conosco. Todavia, pode haver a necessidade duma
santificação pessoal que se obtenha por meio da operação do
Espírito Santo, revelando pouco a pouco a graça de Deus em nós.
2) A operação dos dons não tem um poder santificador.
Balaão experimentou o dom profético, embora no coração
desejasse trair o povo de Deus por dinheiro.
3) Paulo nos diz claramente da possibilidade de possuir os
dons sem possuir o amor. Sérias conseqüências podem sobrevir
àquele que exercita os dons à parte do amor. Primeiro, ser uma
pedra de tropeço constante para aqueles que conhecem seu
verdadeiro caráter; segundo, os dons não lhe são de nenhum
proveito. Nenhuma quantidade de manifestações espirituais,
nenhum zelo no ministério, nenhum resultado alcançado, podem
tomar o lugar da santidade pessoal. (Heb. 12:14.)
(c) A prova doutrinária.
O Espírito Santo veio para operar
na esfera da verdade com relação à deidade de Cristo e sua
obra expiatória. É inconcebível que ele contradissesse o que já
foi revelado por Cristo e seus apóstolos. Portanto, qualquer profeta,
por exemplo, que negue a encarnação de Cristo, não está falando
pelo Espírito de Deus (1 João 4:2, 3).
6. Glorificação.
Estará o Espírito Santo com o crente no céu ? Ou o Espírito
o deixará apos a morte ?
A resposta é que o Espírito Santo no crente é como uma fonte de água que salta para a vida eterna (João 4:14).
A habitação do Espírito representa apenas o princípio da vida eterna, que será consumada na vida vindoura.
"A nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a Fé", escreveu Paulo, cujas palavras significam que experimentamos unicamente o princípio duma salvação que ser consumada na vida vindoura.
O Espírito Santo representa o começo ou a primeira parte dessa salvação completa. Essa verdade tomará expressão sob estas três ilustrações :
A resposta é que o Espírito Santo no crente é como uma fonte de água que salta para a vida eterna (João 4:14).
A habitação do Espírito representa apenas o princípio da vida eterna, que será consumada na vida vindoura.
"A nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a Fé", escreveu Paulo, cujas palavras significam que experimentamos unicamente o princípio duma salvação que ser consumada na vida vindoura.
O Espírito Santo representa o começo ou a primeira parte dessa salvação completa. Essa verdade tomará expressão sob estas três ilustrações :
(a) Comercial.
O Espírito é descrito como "o penhor da
nossa herança, para a redenção da possessão de Deus" (Efés. 1:14; 2 Cor. 5:5).
O Espírito Santo é a garantia de que a nossa libertação ser completa. é mais do que penhor; é a primeira prestação dada com antecedência, como garantia de que se completar o resto.
O Espírito Santo é a garantia de que a nossa libertação ser completa. é mais do que penhor; é a primeira prestação dada com antecedência, como garantia de que se completar o resto.
(b) Agrícola.
O Espírito Santo representa as primícias da
vida futura. (Rom. 8:23.)
Quando um israelita trazia as primícias dos seus produtos ao templo de Deus, era esse um modo de reconhecer que tudo pertencia a Deus. A oferta duma parte simbolizava a oferta do todo.
O Espírito Santo nos crentes representa as primícias da gloriosa colheita vindoura.
Quando um israelita trazia as primícias dos seus produtos ao templo de Deus, era esse um modo de reconhecer que tudo pertencia a Deus. A oferta duma parte simbolizava a oferta do todo.
O Espírito Santo nos crentes representa as primícias da gloriosa colheita vindoura.
(c) Doméstica.
Assim como se dá às crianças uma pequena
porção de doce antes do banquete, assim na experiência do
Espírito , os crentes por enquanto apenas "provaram... as virtudes
do século futuro" (Heb. 6:5). Em Apo. 7:17 lemos que "o Cordeiro
que está no meio do trono... lhes servirá de guia para as fontes das
águas da vida". Note-se o plural nessas últimas palavras. Na
vida vindoura, Cristo será o Doador do Espírito; o mesmo que
concedeu uma prova antecipada, conduzirá seus seguidores a
novas porções do Espírito e aos meios de graça e enriquecimento
espiritual, desconhecidos durante a peregrinação terrena.
7. Pecados contra o Espírito Santo.
As benévolas operações do Espírito trazem grandes bênçãos,
mas essas inferem responsabilidades correspondentes. Falando de
modo geral, os crentes podem entristecer, mentir à Pessoa do
Espírito, e extinguir seu poder. (Efés. 4:30; Atos 5: 3, 4; 1 Tess.
5:19.) Os incrédulos podem blasfemar contra a Pessoa do Espírito
e resistir ao seu poder. (Atos 7:51; Mat. 12:31,32.) Em cada caso
o contexto explicará a natureza do pecado. William Evans
assinala que : "resistir tem a ver com a obra regeneradora do
Espírito; o entristecer tem a ver com a habitação interna do
Espírito Santo, enquanto o extinguir tem a ver com o
derramamento para servir."
8. Revestimento de poder.
Nesta seção consideraremos os seguintes fatos concernentes
à dotação de poder : seu caráter geral, seu caráter especial, sua evidência inicial, seu aspecto continuo, e a maneira de
sua recepção.
(a) Sua natureza geral.
As seções anteriores trataram da
obra regeneradora e santificadora do Espírito Santo; nesta seção
trataremos de outro modo de operação: sua obra vitalizante.
Esta última fase da obra do Espírito é apresentada na promessa
de Cristo :
"Mas recebereis a virtude do Espírito, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas" (Atos 1:8).
"Mas recebereis a virtude do Espírito, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas" (Atos 1:8).
1) A característica principal dessa promessa é poder
para servir e não a regeneração para a vida eterna. Sempre que
lemos acerca do Espírito vindo sobre, repousando sobre, ou
enchendo as pessoas, a referência nunca é à obra salvadora do
Espírito, mas sempre ao poder para servir.
2) As palavras foram dirigidas a homens que já estavam em
relação íntima com Cristo. Foram enviados a pregar, armados de
poder espiritual para esse propósito (Mat. 10:1); A eles foi dito :
"os vossos nomes estão escritos nos céus" (Luc. 10:20)
Sua condição moral foi descrita nas palavras :
"Vos já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado" (João 15:3)
Sua relação com Cristo foi ilustrada com a figura :
"Eu sou a videira, vós as varas" (João 15:5)
Eles conheciam a presença do Espírito com eles (João 14:17); sentiram o sopro do Cristo ressuscitado e ouviram-no dizer :
"Recebei o Espírito Santo" (João 20:22).
Os fatos acima mencionados demonstram a possibilidade de a pessoa estar em contato com Cristo e ser seu discípulo, e, contudo, carecer do revestimento especial mencionado em Atos 1:8. Pode-se objetar que tudo isso se refere aos discípulos antes do Pentecoste; mas em Atos 8:12-16 temos o caso de pessoas batizadas em Cristo que receberam o dom do Espírito alguns dias depois.
"os vossos nomes estão escritos nos céus" (Luc. 10:20)
Sua condição moral foi descrita nas palavras :
"Vos já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado" (João 15:3)
Sua relação com Cristo foi ilustrada com a figura :
"Eu sou a videira, vós as varas" (João 15:5)
Eles conheciam a presença do Espírito com eles (João 14:17); sentiram o sopro do Cristo ressuscitado e ouviram-no dizer :
"Recebei o Espírito Santo" (João 20:22).
Os fatos acima mencionados demonstram a possibilidade de a pessoa estar em contato com Cristo e ser seu discípulo, e, contudo, carecer do revestimento especial mencionado em Atos 1:8. Pode-se objetar que tudo isso se refere aos discípulos antes do Pentecoste; mas em Atos 8:12-16 temos o caso de pessoas batizadas em Cristo que receberam o dom do Espírito alguns dias depois.
3) Acompanhando o cumprimento dessa promessa (Atos 1:8)
houve manifestações sobrenaturais (Atos 2:1-4), das quais, a mais
importante e comum foi o milagre de falar em outros idiomas.
Que essa expressão oral, sobrenatural, acompanhou o recebimento
do poder espiritual é declarado em dois outros casos (Atos 10:44-
46; 19:1-6) e infere-se de mais outro caso. (Atos 8:14-19.)
4) Esse revestimento é descrito como um batismo (Atos 1:5).
Quando Paulo declara que somente há um batismo (Efés. 4:5),
ele se refere ao batismo literal nas águas. Tanto os judeus como
os pagãos praticavam as lavagens cerimoniais, e João Batista havia administrado o batismo nas águas para arrependimento;
mas Paulo declara que agora somente um batismo é válido
diante de Deus, a saber, o batismo autorizado por Jesus e efetuado
em nome da Trindade — em outras palavras, o batismo cristão.
Quando a palavra "batismo" é aplicada à experiência espiritual, é
usada figurativamente para descrever a imersão no
poder vitalizante do Espírito Divino. A palavra foi usada
figuradamente por Cristo para descrever sua imersão nas
inundações de sofrimento. (Mat. 20:22.)
5) Essa comunicação de poder é descrita como ser cheio do
Espírito. Aqueles que foram batizados com o Espírito Santo no
dia de Pentecoste também foram cheios do Espírito.
(b) Suas características especiais.
Os fatos acima expostos
nos levam à conclusão de que o crente pode experimentar um
revestimento de poder, experiência suplementar e subseqüente à
conversão cuja manifestação inicial se evidencia pelo milagre de
falar em língua por ele nunca aprendida.
A conclusão acima tem sido combatida. Alguns dizem que há muitos cristãos que conhecem o Espírito Santo em seu poder regenerador e santificador, sem terem falado em outras línguas. De fato, o Novo Testamento ensina que a pessoa não pode ser cristã sem ter o Espírito, isto é, ser habitação do Espírito.
"Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele" (Rom. 8:9).
Que o Espírito de Cristo significa o Espírito Santo, indica-se pelo contexto e se prova por 1 Ped. 1:11 onde a frase "espírito de Cristo" pode referir-se unicamente ao Espírito Santo. Outras referências são citadas para sustentar a mesma verdade. (Rom. 5:5; 8: 14, 16; 1 Cor. 6:19; Gal. 4:6; 1 João 3:24; 4:13.)
Também se afirma que muitos obreiros cristãos têm experimentado unções do Espírito, por meio das quais foram capacitados a ganhar almas para Cristo e fazer outras obras cristãs e, no entanto, esses não falaram em outras línguas. Não se pode negar que existe um verdadeiro sentido no qual todas as pessoas verdadeiramente regeneradas têm o Espírito. Mas como é natural, surge a pergunta: "Que há de diferente e suplementar na experiência chamada batismo no Espírito Santo ?
Respondemos da seguinte maneira :
Há um Espírito Santo, mas muitas operações desse Espírito; assim como há uma eletricidade, mas muitas operações dessa eletricidade, a qual aciona fábricas, ilumina as nossas casas, faz funcionar as geladeiras, e efetua muitos outros trabalhos, da mesma maneira, o mesmo Espírito regenera, santifica, dá vigor, ilumina e reveste de dons especiais.
O Espírito regenera a natureza humana na ocasião da conversão; depois, sendo o Espírito de santidade que habita no interior, ele produz o "fruto do Espírito", as características distintivas do caráter cristão. Em certas ocasiões, os crentes fazem uma consagração especial e recebem vitória sobre o pecado, e há conseqüente aumento do gozo e paz, experiência que, às vezes, tem sido chamada "santificação", ou uma "segunda obra da graça". Mas além dessas operações do Espírito Santo, há outra, cujo propósito especial é dar energia à natureza humana para um serviço para Deus, resultando em uma expressão externa dum caráter sobrenatural. Duma maneira geral, S. Paulo se refere a essa expressão exterior como "a manifestação do Espírito" (1 Cor. 12:7), talvez em contraste com as operações mais quietas e secretas do Espírito.
No Novo Testamento essa experiência é assinalada por expressões como : "descer sobre", "ser derramado" e "ser cheio com", expressões essas que dão a ideia de algo repentino e sobrenatural.
Todas essas expressões são usadas em conexão com a experiência conhecida como o batismo no Espírito Santo. (Atos 1:5.)
A operação do Espírito Santo descrita por essas expressões é tão distinta de suas manifestações quietas e usuais, que os eruditos criaram uma palavra para descrevê-la. Essa palavra é "carismático", duma palavra grega freqüentemente usada para designar um revestimento especial de poder espiritual.
A. B. Bruce, erudito presbiteriano, escreve :
A obra do Espírito era entendida como transcendente, milagrosa e carismática. O poder do Espírito Santo em um poder que vinha de fora, produzindo efeitos extraordinários que chamaram a atenção até do observador profano, como Simão o mago. Ao mesmo tempo que reconhece que os cristãos primitivos creram também nas operações santificadoras do Espírito (ele cita Atos 16:14), e sua inspiração de fé, esperança e amor em seus corações, o mesmo escritor conclui :
O dom do Espírito Santo veio a significar... o dom de falar em estado de êxtase, e de profetizar com entusiasmo, e curar os doentes pela oração.
O ponto que desejamos acentuar é o seguinte :
O batismo com o Espírito Santo, que é um batismo de poder, é de caráter "carismático", a julgar pelas descrições dos resultados desse revestimento. Assim, ao mesmo tempo que admitimos livremente que cristãos são nascidos do Espírito, e que obreiros têm sido ungidos com o Espírito, afirmamos que nem todos os cristãos têm experimentado a operação "carismática" do Espírito, acompanhada por expressão oral, o falar repentino e sobrenatural.
A conclusão acima tem sido combatida. Alguns dizem que há muitos cristãos que conhecem o Espírito Santo em seu poder regenerador e santificador, sem terem falado em outras línguas. De fato, o Novo Testamento ensina que a pessoa não pode ser cristã sem ter o Espírito, isto é, ser habitação do Espírito.
"Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele" (Rom. 8:9).
Que o Espírito de Cristo significa o Espírito Santo, indica-se pelo contexto e se prova por 1 Ped. 1:11 onde a frase "espírito de Cristo" pode referir-se unicamente ao Espírito Santo. Outras referências são citadas para sustentar a mesma verdade. (Rom. 5:5; 8: 14, 16; 1 Cor. 6:19; Gal. 4:6; 1 João 3:24; 4:13.)
Também se afirma que muitos obreiros cristãos têm experimentado unções do Espírito, por meio das quais foram capacitados a ganhar almas para Cristo e fazer outras obras cristãs e, no entanto, esses não falaram em outras línguas. Não se pode negar que existe um verdadeiro sentido no qual todas as pessoas verdadeiramente regeneradas têm o Espírito. Mas como é natural, surge a pergunta: "Que há de diferente e suplementar na experiência chamada batismo no Espírito Santo ?
Respondemos da seguinte maneira :
Há um Espírito Santo, mas muitas operações desse Espírito; assim como há uma eletricidade, mas muitas operações dessa eletricidade, a qual aciona fábricas, ilumina as nossas casas, faz funcionar as geladeiras, e efetua muitos outros trabalhos, da mesma maneira, o mesmo Espírito regenera, santifica, dá vigor, ilumina e reveste de dons especiais.
O Espírito regenera a natureza humana na ocasião da conversão; depois, sendo o Espírito de santidade que habita no interior, ele produz o "fruto do Espírito", as características distintivas do caráter cristão. Em certas ocasiões, os crentes fazem uma consagração especial e recebem vitória sobre o pecado, e há conseqüente aumento do gozo e paz, experiência que, às vezes, tem sido chamada "santificação", ou uma "segunda obra da graça". Mas além dessas operações do Espírito Santo, há outra, cujo propósito especial é dar energia à natureza humana para um serviço para Deus, resultando em uma expressão externa dum caráter sobrenatural. Duma maneira geral, S. Paulo se refere a essa expressão exterior como "a manifestação do Espírito" (1 Cor. 12:7), talvez em contraste com as operações mais quietas e secretas do Espírito.
No Novo Testamento essa experiência é assinalada por expressões como : "descer sobre", "ser derramado" e "ser cheio com", expressões essas que dão a ideia de algo repentino e sobrenatural.
Todas essas expressões são usadas em conexão com a experiência conhecida como o batismo no Espírito Santo. (Atos 1:5.)
A operação do Espírito Santo descrita por essas expressões é tão distinta de suas manifestações quietas e usuais, que os eruditos criaram uma palavra para descrevê-la. Essa palavra é "carismático", duma palavra grega freqüentemente usada para designar um revestimento especial de poder espiritual.
A. B. Bruce, erudito presbiteriano, escreve :
A obra do Espírito era entendida como transcendente, milagrosa e carismática. O poder do Espírito Santo em um poder que vinha de fora, produzindo efeitos extraordinários que chamaram a atenção até do observador profano, como Simão o mago. Ao mesmo tempo que reconhece que os cristãos primitivos creram também nas operações santificadoras do Espírito (ele cita Atos 16:14), e sua inspiração de fé, esperança e amor em seus corações, o mesmo escritor conclui :
O dom do Espírito Santo veio a significar... o dom de falar em estado de êxtase, e de profetizar com entusiasmo, e curar os doentes pela oração.
O ponto que desejamos acentuar é o seguinte :
O batismo com o Espírito Santo, que é um batismo de poder, é de caráter "carismático", a julgar pelas descrições dos resultados desse revestimento. Assim, ao mesmo tempo que admitimos livremente que cristãos são nascidos do Espírito, e que obreiros têm sido ungidos com o Espírito, afirmamos que nem todos os cristãos têm experimentado a operação "carismática" do Espírito, acompanhada por expressão oral, o falar repentino e sobrenatural.
(c) Sem evidência inicial.
Como sabemos que a pessoa
recebeu revestimento "carismático" do Espírito Santo ? Em outras
palavras : Qual é a evidência de que a pessoa recebeu o batismo no
Espírito Santo ?
A questão não se resolve pelos quatro Evangelhos, porque estes contêm profecias da vinda do Espírito, e uma profecia toma-se clara somente pelo seu cumprimento; nem tampouco se resolve pelas Epístolas, porque em sua maioria são instruções pastorais às igrejas estabelecidas nas quais o poder do Espírito com suas manifestações exteriores era considerado como a experiência normal de todo cristão. É, portanto, evidente que o assunto deve decidir-se pelo livro de Atos dos Apóstolos que registra muitos casos de pessoas que receberam o batismo no Espírito e descreve os resultados que se seguiram. Admitimos que em todos os casos mencionados no livro de Atos, os resultados do revestimento não são registrados; mas onde os resultados que se seguiram são descritos, sempre houve uma expressão imediata, sobrenatural, e exterior, convincente, não somente para quem recebeu, mas também para o povo ouvinte, de que um poder divino dominava essa pessoa; e em todos os casos houve um falar estático numa língua que essa pessoa nunca havia aprendido. Será essa declaração meramente a interpretação particular dum grupo religioso ou é reconhecida por outros grupos ?
O Dr. Rees, teólogo inglês, de idéias liberais, escreve :
A glossolalia (o falar em línguas) era o dom mais conspícuo e popular dos primeiros anos da igreja. Parece que foi o acompanhamento regular e a evidência da descida do Espírito Santo sobre os crentes.
O Dr. G. B. Stevens, da Universidade de Yale, em seu livro "Teologia do Novo Testamento", escreve :
O Espírito era considerado como dom especial que nem sempre acompanhava o batismo e a fé. Os samaritanos não foram considerados como tendo o Espírito Santo quando creram na Palavra de Deus. Eles haviam crido e foram batizados, mais foi somente quando Pedro e João impuseram as mãos sobre eles que o dom do Espírito foi derramado. Evidentemente, aqui se vê algum revestimento ou experiência especial.
Comentando Atos 19:1-7, ele escreve :
Não somente não receberam o Espírito Santo quando creram, nem mesmo depois que foram batizados em nome de Cristo, mas unicamente quando Paulo impôs as mãos sobre eles é que veio o Espírito Santo e falaram em línguas e profetizaram. Aqui é obvio que o dom do Espírito é considerado como sinônimo do carisma estático (revestimento espiritual) de falar em línguas e profetizar.
O Dr. A. B. MacDonald, ministro escocês, presbiteriano, escreve :
A crença da igreja acerca do Espírito surgiu dum fato que experimentou.
Bem cedo em sua carreira os discípulos notaram um novo poder que operava dentro deles. No princípio, sua manifestação mais extraordinária foi "falar em línguas", o poder de expressão oral extática numa língua não inteligível. Tanto esses que eram tomados por esse poder, como também os que viam e ouviam suas manifestações foram convencidos de que um poder do mundo superior atingira suas vidas, dotando-os de capacidades de expressão e de outros dons, os quais pareciam ser algo diferentes, e não apenas uma intensificação da capacidade que já possuíam. Pessoas que até então não pareciam ser nada além do comum, repentinamente se tornaram capazes de orar e de se expressar veementemente, em atitudes sublimes nas quais era manifesto que conversavam com o Invisível. Ele declara que o falar em línguas "parece ter sido o que mais atraia, e a manifestação mais proeminente do Espírito, no princípio".
Há alguma passagem no Novo Testamento em que se faz distinção entre aqueles que receberam o revestimento de poder e aqueles que não o receberam ?
A. B. MacDonald, o escritor acima citado, responde afirmativamente. Ele assinala que a palavra "indoutos" em 1 Cor. 14:16,23 (que ele traduz: "cristão particular") denota pessoas que se diferenciam dos incrédulos pelo fato de tomarem parte no culto e o compreendem até ao ponto de dizerem "Amém"; também são considerados diferentes dos demais crentes pelo fato de não serem capazes de tomar parte ativa nas manifestações do Espírito. Parece que uma área especial do local das reuniões era reservada para os "indoutos" (1 Cor. 14:16). Weymouth traduz a palavra "indouto" pela expressão "alguns que carecem do dom". O dicionário grego de Thayer interpreta-a assim :
"Um que carece do dom de línguas; um cristão que não é profeta."
MacDonald descreve-o como "um que espera, ou que é mantido esperando pelo momento decisivo quando o Espírito desça sobre ele". Não obstante sua denominação ou escola de pensamento teológico, eruditos capazes admitem que a recepção do Espírito na igreja primitiva não era uma cerimônia nem uma teoria doutrinária, mas uma verdadeira experiência. O Cônego Streeter diz que Paulo pergunta aos gálatas se fora pela lei ou pela pregação da fé que haviam recebido o dom do Espírito, "como se a recepção do Espírito fora algo bem definido e perceptível".
A questão não se resolve pelos quatro Evangelhos, porque estes contêm profecias da vinda do Espírito, e uma profecia toma-se clara somente pelo seu cumprimento; nem tampouco se resolve pelas Epístolas, porque em sua maioria são instruções pastorais às igrejas estabelecidas nas quais o poder do Espírito com suas manifestações exteriores era considerado como a experiência normal de todo cristão. É, portanto, evidente que o assunto deve decidir-se pelo livro de Atos dos Apóstolos que registra muitos casos de pessoas que receberam o batismo no Espírito e descreve os resultados que se seguiram. Admitimos que em todos os casos mencionados no livro de Atos, os resultados do revestimento não são registrados; mas onde os resultados que se seguiram são descritos, sempre houve uma expressão imediata, sobrenatural, e exterior, convincente, não somente para quem recebeu, mas também para o povo ouvinte, de que um poder divino dominava essa pessoa; e em todos os casos houve um falar estático numa língua que essa pessoa nunca havia aprendido. Será essa declaração meramente a interpretação particular dum grupo religioso ou é reconhecida por outros grupos ?
O Dr. Rees, teólogo inglês, de idéias liberais, escreve :
A glossolalia (o falar em línguas) era o dom mais conspícuo e popular dos primeiros anos da igreja. Parece que foi o acompanhamento regular e a evidência da descida do Espírito Santo sobre os crentes.
O Dr. G. B. Stevens, da Universidade de Yale, em seu livro "Teologia do Novo Testamento", escreve :
O Espírito era considerado como dom especial que nem sempre acompanhava o batismo e a fé. Os samaritanos não foram considerados como tendo o Espírito Santo quando creram na Palavra de Deus. Eles haviam crido e foram batizados, mais foi somente quando Pedro e João impuseram as mãos sobre eles que o dom do Espírito foi derramado. Evidentemente, aqui se vê algum revestimento ou experiência especial.
Comentando Atos 19:1-7, ele escreve :
Não somente não receberam o Espírito Santo quando creram, nem mesmo depois que foram batizados em nome de Cristo, mas unicamente quando Paulo impôs as mãos sobre eles é que veio o Espírito Santo e falaram em línguas e profetizaram. Aqui é obvio que o dom do Espírito é considerado como sinônimo do carisma estático (revestimento espiritual) de falar em línguas e profetizar.
O Dr. A. B. MacDonald, ministro escocês, presbiteriano, escreve :
A crença da igreja acerca do Espírito surgiu dum fato que experimentou.
Bem cedo em sua carreira os discípulos notaram um novo poder que operava dentro deles. No princípio, sua manifestação mais extraordinária foi "falar em línguas", o poder de expressão oral extática numa língua não inteligível. Tanto esses que eram tomados por esse poder, como também os que viam e ouviam suas manifestações foram convencidos de que um poder do mundo superior atingira suas vidas, dotando-os de capacidades de expressão e de outros dons, os quais pareciam ser algo diferentes, e não apenas uma intensificação da capacidade que já possuíam. Pessoas que até então não pareciam ser nada além do comum, repentinamente se tornaram capazes de orar e de se expressar veementemente, em atitudes sublimes nas quais era manifesto que conversavam com o Invisível. Ele declara que o falar em línguas "parece ter sido o que mais atraia, e a manifestação mais proeminente do Espírito, no princípio".
Há alguma passagem no Novo Testamento em que se faz distinção entre aqueles que receberam o revestimento de poder e aqueles que não o receberam ?
A. B. MacDonald, o escritor acima citado, responde afirmativamente. Ele assinala que a palavra "indoutos" em 1 Cor. 14:16,23 (que ele traduz: "cristão particular") denota pessoas que se diferenciam dos incrédulos pelo fato de tomarem parte no culto e o compreendem até ao ponto de dizerem "Amém"; também são considerados diferentes dos demais crentes pelo fato de não serem capazes de tomar parte ativa nas manifestações do Espírito. Parece que uma área especial do local das reuniões era reservada para os "indoutos" (1 Cor. 14:16). Weymouth traduz a palavra "indouto" pela expressão "alguns que carecem do dom". O dicionário grego de Thayer interpreta-a assim :
"Um que carece do dom de línguas; um cristão que não é profeta."
MacDonald descreve-o como "um que espera, ou que é mantido esperando pelo momento decisivo quando o Espírito desça sobre ele". Não obstante sua denominação ou escola de pensamento teológico, eruditos capazes admitem que a recepção do Espírito na igreja primitiva não era uma cerimônia nem uma teoria doutrinária, mas uma verdadeira experiência. O Cônego Streeter diz que Paulo pergunta aos gálatas se fora pela lei ou pela pregação da fé que haviam recebido o dom do Espírito, "como se a recepção do Espírito fora algo bem definido e perceptível".
(d) Seu aspecto continuo.
A experiência descrita pela
expressão "cheio do Espírito" está ligada à ideia de poder para
servir. Devemos distinguir três fases dessa experiência.
1) A plenitude inicial quando a pessoa recebe o batismo no
Espírito Santo.
2) Uma condição habitual indicada pelas palavras "cheios do
Espírito Santo" (Atos 6:3; 7:55,11:24), palavras que descrevem a
vida diária da pessoa espiritual, cujo caráter revela "o fruto
do Espírito". A exortação "enchei-vos do Espírito" refere-se a
essa condição habitual.
3) Unções para ocasiões especiais.
Paulo estava cheio do Espírito, depois da sua conversão, mas em Atos 13:9 vemos que Deus lhe deu uma unção especial para resistir ao poder maligno dum mago.
Pedro foi cheio do Espírito no dia de Pentecoste, mas Deus lhe concedeu uma unção especial quando esteve diante do concilio judaico (Atos 4:8).
Os discípulos haviam recebido a plenitude ou o batismo do Espírito Santo no dia de Pentecoste, mas, em resposta à oração, Deus lhes deu uma unção especial para fortalecê-los contra a oposição dos lideres judaicos (Atos 4:31).
Como disse o pastor F. B. Meyer, de saudosa memória : Tu podes ser um homem cheio do Espírito Santo quando estás no seio de tua família, mas antes de subires ao púlpito, deves ter a certeza de que estás especialmente equipado com uma nova unção do Espírito Santo.
Paulo estava cheio do Espírito, depois da sua conversão, mas em Atos 13:9 vemos que Deus lhe deu uma unção especial para resistir ao poder maligno dum mago.
Pedro foi cheio do Espírito no dia de Pentecoste, mas Deus lhe concedeu uma unção especial quando esteve diante do concilio judaico (Atos 4:8).
Os discípulos haviam recebido a plenitude ou o batismo do Espírito Santo no dia de Pentecoste, mas, em resposta à oração, Deus lhes deu uma unção especial para fortalecê-los contra a oposição dos lideres judaicos (Atos 4:31).
Como disse o pastor F. B. Meyer, de saudosa memória : Tu podes ser um homem cheio do Espírito Santo quando estás no seio de tua família, mas antes de subires ao púlpito, deves ter a certeza de que estás especialmente equipado com uma nova unção do Espírito Santo.
(e) A maneira de sua recepção.
Como poderá a pessoa
receber esse batismo de poder ?
1) Uma atitude correta é essencial. Os primeiros crentes
que receberam o Espírito Santo "perseveraram unânimes em
oração e súplicas" (Atos 1:14). O ideal seria a pessoa receber o
derramamento de poder imediatamente após a conversão, mas
normalmente há várias circunstâncias duma e de outra natureza
que tornam necessário algum tempo de espera diante do Senhor.
2) A recepção do dom do Espírito Santo subseqüente à
conversão está ligada às orações dos obreiros cristãos. O escritor
do livro dos Atos descreve da seguinte maneira as experiências
dos convertidos samaritanos, que já haviam crido e haviam
sido batizados :
"Os quais (Pedro e João), tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo... Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo" (Atos 8: 15, 17).
Weinel, teólogo alemão, fez um estudo minucioso das manifestações espirituais da época apostólica. Ele diz que "o que podem ser chamadas 'reuniões inspiradoras' realizavam-se constantemente até ao segundo século, por muito estranho que isso pareça às pessoas desconhecedoras do assunto". O Espírito Santo, declara ele, veio aos novos conversos pela imposição das mãos e oração e o próprio Espírito operava sinais e maravilhas. "Reuniões inspiradoras" parece tratar-se de cultos especiais para aqueles que desejavam receber o poder do Espírito Santo.
"Os quais (Pedro e João), tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo... Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo" (Atos 8: 15, 17).
Weinel, teólogo alemão, fez um estudo minucioso das manifestações espirituais da época apostólica. Ele diz que "o que podem ser chamadas 'reuniões inspiradoras' realizavam-se constantemente até ao segundo século, por muito estranho que isso pareça às pessoas desconhecedoras do assunto". O Espírito Santo, declara ele, veio aos novos conversos pela imposição das mãos e oração e o próprio Espírito operava sinais e maravilhas. "Reuniões inspiradoras" parece tratar-se de cultos especiais para aqueles que desejavam receber o poder do Espírito Santo.
3) O recebimento do poder espiritual está relacionado com as
orações em comum da igreja. Depois que os cristãos da igreja
em Jerusalém haviam orado a fim de receberem coragem para
pregar a Palavra, "moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e
todos foram cheios do Espírito Santo" (Atos 4:31). A expressão
"moveu-se o lugar", significa algo espetacular e sobrenatural que
convenceu os discípulos de que o poder que desceu no dia de
Pentecoste estava ainda presente na igreja.
4) Um derramamento espontâneo, em alguns casos, pode
fazer a oração e o esforço desnecessários, como foi o caso das
pessoas que estavam na casa de Cornélio, cujos corações já
haviam sido "purificados pela fé" (Atos 10:44; 15:9).
5) Visto que o batismo de poder é descrito como um dom
(Atos 10:45), o crente pode requerer diante do trono da graça o
cumprimento da promessa de Jesus :
"Se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lhe pedirem ?" (Luc. 11:13).
Certa escola de pensamento teológico ensina que não se deve pedir o Espírito, pela seguinte razão :
No dia de Pentecoste o Espírito Santo veio habitar permanentemente na igreja; desde então, todo aquele que é agregado à igreja pelo Senhor, é batizado em Cristo. Por esse mesmo fato participa do Espírito (1 Cor. 12:13.).
É verdade que o Espírito habita na igreja, mas isso não deve impedir que o crente o peça e o busque. Como ressaltou o Dr. A. J. Gordon, que embora o Espírito fosse dado duma vez para sempre no dia de Pentecoste, isso não significa que todo crente haja recebido o batismo. O dom de Deus requer apropriação. Deus deu (João 3:16), nós devemos receber. (João 1:12.) Como pecadores aceitamos a Cristo; como crentes aceitamos o Espírito Santo. Como há uma fé para com Cristo para a salvação, assim há uma fé para com o Espírito para alcançar poder e consagração. O Pentecoste é uma vez para sempre; o batismo dos crentes é sempre para todos. A limitação de certas e grandes bênçãos do Espírito Santo ao reino ideal chamado "Era Apostólica", não bastante ser conveniente como meio de escapar às supostas dificuldades, pode tomar-se o meio de roubar aos crentes alguns dos seus direitos mais preciosos.
"Se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lhe pedirem ?" (Luc. 11:13).
Certa escola de pensamento teológico ensina que não se deve pedir o Espírito, pela seguinte razão :
No dia de Pentecoste o Espírito Santo veio habitar permanentemente na igreja; desde então, todo aquele que é agregado à igreja pelo Senhor, é batizado em Cristo. Por esse mesmo fato participa do Espírito (1 Cor. 12:13.).
É verdade que o Espírito habita na igreja, mas isso não deve impedir que o crente o peça e o busque. Como ressaltou o Dr. A. J. Gordon, que embora o Espírito fosse dado duma vez para sempre no dia de Pentecoste, isso não significa que todo crente haja recebido o batismo. O dom de Deus requer apropriação. Deus deu (João 3:16), nós devemos receber. (João 1:12.) Como pecadores aceitamos a Cristo; como crentes aceitamos o Espírito Santo. Como há uma fé para com Cristo para a salvação, assim há uma fé para com o Espírito para alcançar poder e consagração. O Pentecoste é uma vez para sempre; o batismo dos crentes é sempre para todos. A limitação de certas e grandes bênçãos do Espírito Santo ao reino ideal chamado "Era Apostólica", não bastante ser conveniente como meio de escapar às supostas dificuldades, pode tomar-se o meio de roubar aos crentes alguns dos seus direitos mais preciosos.
6) Oração individual. Saulo de Tarso jejuou e orou três
dias antes de ser cheio do Espírito Santo (Atos 9: 9-17).
7) Obediência. O Espírito Santo é a pessoa que "Deus
deu àqueles que lhe obedecem" (Atos 5:32).




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