ECLESIOLOGIA
A estrutura da
Igreja e a participação do obreiro em sua história.
O melhor conceito para Ekklesia traduzido como igreja no
Novo Testamento é:
Um grupo de
pessoas que foram chamadas à parte, ou para fora de outro grupo de pessoas, com
um propósito específico. No caso dos cristãos, um grupo de pessoas que foram
chamadas para Jesus, em comunidade, que reconhecem Seu senhorio como legislador
da igreja.
IGREJA UNIVERSAL (INVISÍVEL) :
O primeiro
conceito encontrado no Novo Testamento é o que define como igreja, de uma forma
geral, todos os salvos, não só os do presente, mas do passado e também do
futuro. Ou seja, faz parte da igreja universal de Jesus ou igreja invisível
todos os verdadeiros salvos de todos os tempos, de Adão até nos finais dos
tempos, observe a seguinte referência bíblica:... à universal assembleia e
igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos
espíritos dos justos aperfeiçoados (Hebreus 12:23), Mateus 16. 18; Atos 20. 28;
Efésios 2. 21, 22
IGREJA LOCAL (VISÍVEL) :
É possível
fazer parte de uma igreja local, e não se estar incluído na igreja universal
(invisível) de Jesus. Sendo assim, podemos conceituar a igreja local da
seguinte maneira :
Um grupo de
pessoas chamadas à Cristo que se reúnem em um determinado local (em sua maioria
um local fixo), com a finalidade de viver em comunidade, tendo plena certeza do
senhorio de Jesus Cristo sobre eles. (Mateus 16. 18; Atos 15.4)
A ORIGEM DA
IGREJA : Para se identificar qualquer instituição, é imprescindível que se
conheça sua origem, mesmo que basicamente. A igreja universal de Jesus teve sua
origem juntamente com o plano de salvação, ao formar o homem. (I Pedro 1.
18-20; Apo 13. 8) Porém a igreja cristã, propriamente dita, teve uma origem bem
depois disto. Atos 2. 1
TÍTULOS DA IGREJA :
1. POVO DE DEUS
(I Pedro 2. 9-10)
2. CORPO DE
CRISTO (I Cor 12. 27)
3. A NOIVA DE
CRISTO (Apo 9. 7)
4. A FAMÍLIA DE
DEUS (Efésios 2. 19)
5. O REBANHO DE
DEUS (I Pedro 5. 4)
6. COLUNA,
EDIFÍCIO, TEMPLO, VINHA, ETC...
ESTRUTURA ECLESIAL
No século I
A Cabeça da
Igreja : Cristo é a Cabeça da Igreja, o único que tem autoridade absoluta e
pleno poder. Qualquer outra autoridade está subordinada a autoridade de Cristo
e a sua palavra como autoridade delegada.
Os Doze
Cristo escolheu
dentre seus discípulos doze homens a quem chamou APÓSTOLOS (Lucas 6.12-16) e
lhes deu poder para :
-Pregar, curar
e expulsar demônios (Mateus 3.13-15)
-Batizar e
ensinar (Mateus 28.18-20)
-Perdoar
pecados (Mateus 20. 21-23)
-Excomungar (desligar) os que não se
arrependem (Mateus 18.15-18)
-Deu-lhes a
tarefa de pregar o evangelho a toda criatura e fazer discípulos de todas as
nações (Marcos 16.15-16 Mateus 28.18-20)
-Em duas
ocasiões fez menção especial a Pedro :
a) Prometeu
dar-lhes as chaves o Reino (Mateus 16.18-20)
b) Pediu-lhes
que pastoreassem as ovelhas do Senhor (João 21.15-20)
Na nascente
comunidade de Jerusalém, o governo estava centralizado nos doze apóstolos. Eles
eram a única autoridade aqui na terra. Pedro era o primeiro entre os iguais.
Todos eles pregavam o evangelho, ensinavam a sã doutrina, batizavam, faziam
milagres, administravam as finanças, disciplinavam, convocavam a Igreja, etc.
(Atos 2-5)
Os Sete Diáconos
Diante do
crescimento da Igreja foram eleitos sete colaboradores dos Apóstolos, a quem
foi delegada a responsabilidade de administrar a distribuição diária para as
viúvas (At 6:1-7). Nasceu assim um segundo nível de ministério. (o termo diácono
não aparece nesta passagem para designá-los, apesar de serem usadas as palavras
"diakonia" e "diakonein" (verbo) nos versos 1 e 2
respectivamente).
Profetas
Em Atos
11.27-28 se menciona "alguns profetas" que desceram de Jerusalém a Antioquía,
entre eles Ágabo.
Em Atos 13.1
relata-se que na Igreja de Antioquía havia "profetas e mestres".
Em Atos 15.32
encontramos Judas e Silas como profetas.
Presbíteros
Em Atos 11.30
usa-se pela primeira vez o termo "presbíteros" (anciãos).
Em Atos 15 se
fala definidamente de Apóstolos e Presbíteros de Jerusalém.
Outros
Apóstolos
A partir de
Atos cap 14 vemos surgir outros apóstolos como Paulo e Barnabé, os que ao
formar novas comunidades em diferentes cidades se tornavam autoridade sobre
elas. Porém logo começaram a estabelecer "presbíteros" (plural) sobre
a Igreja em cada cidade, a quem encarregavam de pastorear, ensinar e cuidar do
rebanho, sob a autoridade dos apóstolos. (Atos 14.23; 20.28 I Tim 5.17; Tito
1.5,9)
Presbíteros
O governo da
Igreja local era estabelecido por um presbitério (pluralidade) estabelecido
pelos apóstolos, cujos integrantes chamavam indistintamente "anciãos"
(presbíteros) ou "bispos" (episkopos), que tinham a função de ensinar
(mestres) e pastorear (pastores). (Atos 20.17,28 I Tim 3.2 Tito 1.5,7 Atos 13.1
Efésios 4.11)
Diáconos
Conforme
cresciam as comunidades fez-se necessário um segundo nível de ministério na
Igreja local : os diáconos. (a palavra grega significa "servidores")
Filemon 1. I Tim 3.8-12.
Os diáconos
eram os colaboradores dos presbíteros nas diferentes tarefas pastorais,
administrativas, ajuda aos necessitados, liturgias, etc.
Havia também
diaconisas Romanos 16.1.
Colaboradores
dos Apóstolos
Quando a obra
se estendeu para novas regiões e para evangelizar novas áreas, os apóstolos
enviavam os seus colaboradores, que iam a caráter de delegados apostólicos e
evangelizavam, fundavam comunidades, estabeleciam presbíteros, corrigiam o que
estava errado, transmitiam os ensinamentos apostólicos e velavam pelo bom
funcionamento das Igrejas. Exemplos disso foram Timóteo e Tito (II Tim 4.10-13
Tito 1.4-5) Epafras (Colossenses1.17) e vários mais (II Tim 4.9-12, 20).
O primeiro
entre os iguais
Ao final do
primeiro século, quando foram desaparecendo os apóstolos fundadores e
possivelmente para que os presbíteros das Igrejas locais não ficassem acéfalos
(sem cabeça ou sem direção), encomendavam a um dos presbíteros a
responsabilidade de presidir, era o "primeiro entre os iguais".
Provavelmente, depois de algum tempo, logo se começou a distinguir como o
presbítero principal ou o mensageiro principal da Igreja. ("escreve ao
anjo da Igreja de..." Apo 2.1,8,12,18 e 3.1,7,14 ). Anjo significa
mensageiro. Muitos vêem nestes textos de Apocalipse 2 e 3 o primeiro indício de
reconhecimento de um só ministro a frente de cada comunidade local e a base que
pouco tempo depois se desenrolaria como o bispado monárquico sobre a Igreja de
cada cidade.
O Bispo
No início do
segundo século o termo "bispo" começou a ser usado especificamente
para designar aquele que presidia o presbitério da Igreja local. Isto se pode
perceber nos escritos de Ignácio de Antioquía e de outros. Com o tempo foram
estabelecidos na Igreja de cada cidade três níveis de ministros: O Bispo, os
Presbíteros e os Diáconos.
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