AJUDE A OBRA MISSIONÁRIA

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

quinta-feira, 7 de março de 2019

INTRODUÇÃO À TEOLOGIA

   
Resultado de imagem para FOTOS OU IMAGENS DE PERGAMINHOS

       A Teologia Sistemática é uma importante ferramenta em nos ajudar a compreender e ensinar a Bíblia de uma forma organizada.
       A Bíblia é para o teólogo o que a natureza é para o homem de ciência. É sua fonte de fatos concretos.
       É motivo de grande satisfação notarmos que as Escrituras contêm todos os fatos da teologia, admitindo verdades intuitivas, tanto intelectuais como morais, por causa da nossa constituição como seres racionais e morais.

                                        DEFINIÇÃO DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA


       A palavra “teologia” é derivada dos termos gregos theos, que significa “Deus” e jogos, que significa “palavra”, “discurso”, “tratado” ou “estudo”.
       A Teologia pode então ser conceituada, do modo mais simples, como “a ciência do estudo de Deus”. O seu campo é estendido não apenas à pessoa de Deus, mas também às Suas obras, de forma que ela tem sido chamada de “o estudo de Deus e de sua relação para com o Universo”,
       ”Sistematizar”, por sua vez, é “reduzir diversos elementos a um sistema” ou “agrupar em um corpo de doutrina”.
       Sistemático, portanto, é aquilo que segue um sistema, uma ordenação, um método.
       Quando se aplica o adjetivo a essa disciplina da enciclopédia teológica não se quer dizer que outras disciplinas (como a exegese ou a teologia bíblica) não seguem qualquer sistema, mas que é a Teologia Sistemática que procura oferecer a verdade acerca de Deus e sua obra, apresentada na Bíblia, como um todo, como um sistema unificado.
       Teologia Sistemática é qualquer estudo que responda à pergunta: “O que a Bíblia toda nos ensina hoje ?” sobre qualquer assunto. (John Frame, Westminister Seminary, Escondido, Califórnia – EUA).
       Essa definição índica que Teologia Sistemática envolve coletar e compreender todas as passagens relevantes na Bíblia sobre vários assuntos e então resumir seus ensinos claramente de modo que conheçamos aquilo que cremos sobre cada assunto.

                                           OUTRAS DEFINIÇÕES DE TEOLOGIA


       CHAFER: Teologia sistemática pode ser definida como a coleção, cientificamente arrumada, comparada, exibida e defendida de todos os fatos de toda e qualquer fonte referentes a Deus e às Suas obras. Ela é temática porque segue uma forma de tese humanamente idealizada, e apresenta e verifica a verdade como verdade (Lewis Sperry Chafer).

       HODGE: A teologia sistemática tem por objetivo sistematizar os fatos da Bíblia, e averiguar os princípios ou verdades gerais que tais fatos envolvem (Charles Hodge).

       THOMAS: A ciência é a expressão técnica das leis da natureza; a teologia é a expressão técnica da revelação de Deus. Faz parte da teologia examinar todos os fatos espirituais da revelação, calcular o seu valor e arranjá-los em um corpo de ensinamentos. A doutrina, assim, corresponde às generalizações da ciência (W. H. Griffith Thomas).

       STRONG: A ciência de Deus e dos relacionamentos de Deus com o universo (A. H. Strong).

       SHEDD: Uma ciência que se preocupa com o infinito e o finito, com Deus e o universo. O material, portanto, que abrange é mais vasto do que qualquer outra ciência. Também é a mais necessária de todas as ciências (W. G. T. Shedd).

                                         OUTRAS ÁREAS DA TEOLOGIA


       TEOLOGIA BÍBLICA: Investiga a verdade de Deus e o Seu universo no seu desenvolvimento divinamente ordenado e no seu ambiente histórico conforme nos apresentados diversos livros da Bíblia. A teologia bíblica é a exposição do conteúdo doutrinário e ético da Bíblia, conforme originalmente revelada. A teologia bíblica extrai o seu material exclusivamente da Bíblia, seu período compreende somente até o final da era apostólica.

       TEOLOGIA DOGMÁTICA: É a sistematização e defesa das doutrinas expressas nos símbolos da Igreja. Assim temos "Dogmática Cristã", por H. Martensen, com uma exposição e defesa da doutrina luterana; "Teologia Dogmática", por Wm. G. T. Shedd, como uma exposição da Confissão de Westminster e de outros símbolos presbiterianos; e "Teologia Sistemática", por Louis Berkhof, como uma exposição da teologia reformada.

       TEOLOGIA EXEGÉTICA: Estuda o Texto Sagrado e assuntos relacionados, através do estudo das línguas originais, da arqueologia bíblica, da hermenêutica bíblica e da teologia bíblica.

       TEOLOGIA HISTÓRICA: Considera o desenvolvimento histórico da doutrina, mas também investiga as variações sectárias e heréticas da verdade. Ela abrange história bíblica, história da Igreja, história das missões, história da doutrina e história dos credos e confissões. A teologia histórica tem seu período compreendido desde a era apostólica até os dias atuais.

       TEOLOGIA NATURAL: Estuda fatos que se referem a Deus e Seu universo que se encontra revelado na natureza.

       TEOLOGIA PRÁTICA: Trata da aplicação da verdade aos corações dos homens trazidas pelos outros ramos da teologia, sobretudo a sistemática. Ela busca aplicar à vida prática os ensinamentos das outras teologias, para edificação, educação, e aprimoramento do serviço dos homens. Ela abrange os cursos de homilética, administração da igreja, liderança liturgia, educação cristã e missões.

                                             OBJETIVO DA TEOLOGIA


       “A coleção, o arranjológico, a comparação, a exposição e a defesa de todos os fatos de todas as fontes com respeito a Deus e Suas relações com o Universo”. ( Paul Davidson, Vol. I, p. 2 ).
       “O papel da Teologia como ciência não é criar fatos, mas descobri-los e apresentar a relação deles entre si. Os fatos com que lida a Teologia estão na Bíblia” (Paul Davidson, idem).

                              LIMITAÇÕES AO CONHECIMENTO TEOLÓGICO

       Limitações da mente humana ( Romanos 11:33; II Pedro 3:16 );
       Limitações da linguagem humana ( II Coríntios 12:4 );
       Restrições colocadas pelo próprio Deus ( Deuteronômio 29:29; Provérbios 25:2; Marcos 13:32; Jô 16:12; Atos 1:7 ).

       Para chegarmos à organização que temos hoje, foram necessários anos de estudos e combate às heresias. Após a era apostólica (morte dos apóstolos)surgiram figuras de muita importância no cenário cristão, os apologistas, estudiosos cristãos que defendiam a fé diante das heresias que surgiam em sua época, como Justino Mártir, Tertuliano, Irineu entre outros (100 – 451 d.C.). Essa apologética contribuiu em muito para a organização das doutrinas bíblicas como as temos hoje.

                                               A NATUREZA DA DOUTRINA

       A doutrina cristã (a palavra "doutrina" significa "ensino" ou "instrução") pode definir-se assim : as verdades fundamentais da Bíblia dispostas em forma sistemática.
       Este estudo chama-se comumente: "teologia", ou seja, "um tratado ou um discurso racional acerca de Deus". (Os dois termos serão usados alternadamente nesta seção.) A teologia ou a doutrina assim se descreve: a ciência que trata do nosso conhecimento de Deus e das suas relações para com o homem. Trata de tudo quanto se relaciona com Deus e com os propósitos divinos.
      A Bíblia Sagrada dá grande relevância à doutrina, e afirma fornecer o material próprio para seu conteúdo.
       Ela é enfática em sua condenação contra o que é falso.
       Adverte contra as "doutrinas dos homens" ( Colossenses 2.22 );
       Contra a "doutrina dos fariseus" ( Mateus 16.12 );
       Contra os "ensinos de demônios" ( I Timóteo 4.1 );
       Contra os que ensinam "doutrinas que são preceitos de homens" (Marcos 7.7);
       Contra os que "são levados ao redor por todo vento de doutrina" (Efésios 4.14).
       No entanto, se por um lado a Bíblia condena o falso profeta, por outro exorta e recomenda a verdadeira doutrina.
       Entre outras coisas " Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;" (II Timóteo 3:16).
       Portanto, nas Escrituras a doutrina é reputada como "boa" ( I Timóteo 4.6 );
       "Sã" ( I Timóteo 1.10 );
       "Segundo a piedade" ( I Timóteo 6.3 );
       "De Deus" ( Tito 2.10 ), e
       "De Cristo" ( II João 9 ).
       Para alguns cristãos, a palavra "doutrina" pode se mostrar um tanto ameaçadora. Ela evoca visões de crenças muito técnicas, difíceis e abstratas, talvez apresentadas de forma dogmática. Doutrina, entretanto, não é isso.
       A doutrina cristã é apenas a declaração das crenças mais fundamentais do cristão: crenças sobre a natureza de Deus; sobre sua ação; sobre nós, que somos suas criaturas; e sobre o que Deus fez para nos trazer à comunhão com ele.
       Longe de serem áridas ou abstratas, são as espécies mais importantes de verdades.
       São declarações sobre as questões fundamentais da vida, ou seja, quem sou eu ? Qual é o sentido último do universo ? Para onde vou ?
       A doutrina cristã, portanto, constitui-se das respostas que o cristão dá àquelas perguntas que todos os seres humanos fazem.
       A doutrina lida como verdades gerais ou atemporais sobre Deus e sobre o restante da realidade. Não é apenas um estudo de eventos históricos específicos tais como o que Deus fez, mas da própria natureza do Deus que atua na história.
       Crenças doutrinárias corretas são essenciais no relacionamento entre o cristão e Deus.
       Assim, por exemplo, o autor de Hebreus disse: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, portanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam" ( Hebreus 11.6 ).
       Também importante para um relacionamento adequado com Deus é a crença na humanidade de Jesus; João escreveu: "Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus" (I João 4.2).
       Paulo destacou a importância da crença na ressurreição de Cristo: "Se você confessar com a boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação" (Romanos 10.9,10).

                                                  DOUTRINA E DOGMA

       Doutrina é a revelação da verdade como se encontra nas Escrituras; dogma é a declaração do homem acerca da verdade quando apresentada em um credo. Esperamos confiadamente que a teologia ou doutrina encontre o lugar que merece no pensamento e na educação religiosa.

                                                 TEOLOGIA E RELIGIÃO

       Qual é a conexão entre a teologia e a religião? Religião vem da palavra latina "ligare" que significa "ligar"; religião representa as atividades que "ligam" o homem a Deus numa determinada relação. A teologia é o conhecimento acerca de Deus. Assim a religião é a prática, enquanto a teologia é o conhecimento. A religião e a teologia devem coexistir na verdadeira experiência cristã; porém, na prática, às vezes, se acham distanciadas, de tal maneira que é possível ser teólogo sem ser verdadeiramente religioso, e por outro lado a pessoa pode ser verdadeiramente religiosa sem possuir um conhecimento sistemático doutrinário.
       "Se conheces estas coisas, feliz serás se as observas", é a mensagem de Deus ao teólogo. "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (2 Tim. 2:15), é a mensagem de Deus ao homem espiritual.

                                          A IMPORTÂNCIA DA TEOLOGIA


       É comum em nossas igrejas, principalmente as pentecostais, existir um sentimento de negativismo em relação à teologia, certa vez ouvi um obreiro dizer o seguinte: “eu não compro uma Bíblia de estudo porque contém teologia de homens”, Bíblias de estudo à parte, esta opinião equivocada tem contribuído para que o ensino teológico seja colocado à margem, talvez por um desconhecimento da teologia e seus efeitos na vida cristã individual e da igreja.
       A importância da teologia se dá em alguns aspectos:

                                            SATISFAZ A MENTE HUMANA


       Deus quando criou o homem, deu-lhe uma capacidade especial, o intelecto, a razão, ou raciocínio, é da mente humana querer entender o que está ao seu redor, o homem não concebe viver sem entender a vida, já dizia o filósofo Sócrates “uma vida sem reflexão não merece ser vivida”.
       A teologia como ciência humana, vem para tentar preencher a lacuna do entendimento humano acerca de Deus, fundamentando-se no que Ele revelou em sua Palavra, a Bíblia, que é a fonte primária da teologia ( Mateus 22.37 ).

                                  AJUDA NA FORMAÇÃO DO CARÁTER CRISTÃO


       A teologia injeta em nosso intelecto um conhecimento sobre Deus que influi no desenvolvimento do nosso caráter cristão, moldando a nossa mente para tornar-se parecida com a de Cristo, ter uma mente cristã é ver o mundo com a lente dos ensinamentos de Cristo. “Ter a mente cristã é compreender o mundo ao nosso redor, influenciados pela verdade de Deus, a ponto de, mesmo imperfeitamente, pensarmos os pensamentos de Deus a respeito de qualquer assunto: desde o salário digno de uma empregada doméstica que tem duas crianças para cuidar e alimentar até as implicações éticas da biogenética. Entre outras coisas, ter a mente cristã é também fazer a análise de um filme ou de uma de um conto seriado, à luz do ensino do evangelho.” ( R. RAMOS, 2003, p. 20 ).

                           SERVE PARA PUREZA E DEFESA DO CRISTIANISMO


       Ao longo da história da Igreja, surgiram, e ainda surgem muitas teorias, doutrinas, correntes, heresias e afins. Para que a igreja esteja preparada para combater isso e manter uma doutrina bíblica pura, sua teologia precisa estar fundamenta da Bíblia, alguns movimentos religiosos têm sua doutrina fundamentada em teorias que foram combatidas ainda pelos pais da Igreja, a doutrina da trindade é um exemplo disso.

                                CONTRIBUI PARA O AVANÇO DO EVANGELHO


       A Igreja avança de forma sadia quando compreende o significado do evangelho, sendo capaz de dar uma explicação inteligível da verdade a outrem. Os líderes da Igreja têm a responsabilidade de cuidar do desenvolvimento do rebanho (Efésios 4.11-14 ).

                                        FUNDAMENTA A PRÁTICA CRISTÃ


       Para o cristão é imprescindível entender as escrituras para por em prática os seus mandamentos, a qualidade da nossa espiritualidade é proporcional à qualidade do nosso entendimento da Bíblia.

       Continue estudando e conhecendo ! Siga o link :
 https://pastortomjones.blogspot.com/2019/03/biblia-palavra-de-deus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem a vontade para comentar ! Comentários discordantes e pontos de vistas diferentes podem ser feitos. Excluiremos apenas comentários agressivos e desrespeitosos !

A FÉ, A PALAVRA E O MEDO

Muitos grandes homens na Bíblia tiveram medo. As circunstâncias da vida às vezes são assustadoras e é natural ficar com medo. Podemos ter ...