A Teologia Sistemática é uma importante ferramenta em nos ajudar a compreender e ensinar a Bíblia de uma forma organizada.
A Bíblia é para o teólogo o que a natureza é para o homem de ciência. É sua fonte de fatos concretos.
É motivo de grande satisfação notarmos que as Escrituras contêm todos os fatos da teologia, admitindo verdades intuitivas, tanto intelectuais como morais, por causa da nossa constituição como seres racionais e morais.
A palavra “teologia” é derivada dos termos gregos theos, que
significa “Deus” e jogos, que significa “palavra”, “discurso”, “tratado” ou
“estudo”.
A Teologia pode então ser conceituada, do modo mais simples,
como “a ciência do estudo de Deus”.
O seu campo é estendido não apenas à pessoa de Deus, mas
também às Suas obras, de forma que ela tem sido chamada de “o estudo de
Deus e de sua relação para com o Universo”,
”Sistematizar”, por sua vez, é “reduzir diversos elementos a um sistema” ou “agrupar em um corpo de
doutrina”.
Sistemático, portanto, é aquilo que segue um sistema, uma
ordenação, um método.
Quando se aplica o adjetivo a essa disciplina da enciclopédia
teológica não se quer dizer que outras disciplinas (como a exegese ou a
teologia bíblica) não seguem qualquer sistema, mas que é a Teologia
Sistemática que procura oferecer a verdade acerca de Deus e sua obra,
apresentada na Bíblia, como um todo, como um sistema unificado.
Teologia Sistemática é qualquer estudo que responda à pergunta:
“O que a Bíblia toda nos ensina hoje ?” sobre qualquer assunto. (John
Frame, Westminister Seminary, Escondido, Califórnia – EUA).
Essa definição
índica que Teologia Sistemática envolve coletar e compreender todas as
passagens relevantes na Bíblia sobre vários assuntos e então resumir seus
ensinos claramente de modo que conheçamos aquilo que cremos sobre
cada assunto.
OUTRAS DEFINIÇÕES DE TEOLOGIA
CHAFER: Teologia sistemática pode ser definida como a coleção,
cientificamente arrumada, comparada, exibida e defendida de todos os fatos
de toda e qualquer fonte referentes a Deus e às Suas obras. Ela é temática
porque segue uma forma de tese humanamente idealizada, e apresenta e
verifica a verdade como verdade (Lewis Sperry Chafer).
HODGE:
A teologia sistemática tem por objetivo sistematizar os fatos da
Bíblia, e averiguar os princípios ou verdades gerais que tais fatos envolvem
(Charles Hodge).
THOMAS:
A ciência é a expressão técnica das leis da natureza; a teologia é
a expressão técnica da revelação de Deus. Faz parte da teologia examinar
todos os fatos espirituais da revelação, calcular o seu valor e arranjá-los em
um corpo de ensinamentos. A doutrina, assim, corresponde às
generalizações da ciência (W. H. Griffith Thomas).
STRONG:
A ciência de Deus e dos relacionamentos de Deus com o
universo (A. H. Strong).
SHEDD: Uma ciência que se preocupa com o infinito e o finito, com Deus e
o universo. O material, portanto, que abrange é mais vasto do que qualquer
outra ciência. Também é a mais necessária de todas as ciências (W. G. T.
Shedd).
OUTRAS ÁREAS DA TEOLOGIA
TEOLOGIA BÍBLICA:
Investiga a verdade de Deus e o Seu universo no seu
desenvolvimento divinamente ordenado e no seu ambiente histórico
conforme nos apresentados diversos livros da Bíblia.
A teologia bíblica é a exposição do conteúdo doutrinário e ético
da Bíblia, conforme originalmente revelada. A teologia bíblica extrai o seu
material exclusivamente da Bíblia, seu período compreende somente até o
final da era apostólica.
TEOLOGIA DOGMÁTICA:
É a sistematização e defesa das doutrinas expressas nos
símbolos da Igreja. Assim temos "Dogmática Cristã", por H. Martensen, com
uma exposição e defesa da doutrina luterana; "Teologia Dogmática", por
Wm. G. T. Shedd, como uma exposição da Confissão de Westminster e de
outros símbolos presbiterianos; e "Teologia Sistemática", por Louis Berkhof,
como uma exposição da teologia reformada.
TEOLOGIA EXEGÉTICA:
Estuda o Texto Sagrado e assuntos relacionados, através do
estudo das línguas originais, da arqueologia bíblica, da hermenêutica bíblica
e da teologia bíblica.
TEOLOGIA HISTÓRICA:
Considera o desenvolvimento histórico da doutrina, mas também
investiga as variações sectárias e heréticas da verdade. Ela abrange história
bíblica, história da Igreja, história das missões, história da doutrina e história
dos credos e confissões. A teologia histórica tem seu período compreendido
desde a era apostólica até os dias atuais.
TEOLOGIA NATURAL:
Estuda fatos que se referem a Deus e Seu universo que se
encontra revelado na natureza.
TEOLOGIA PRÁTICA:
Trata da aplicação da verdade aos corações dos homens trazidas
pelos outros ramos da teologia, sobretudo a sistemática. Ela busca aplicar à vida prática os ensinamentos das outras teologias, para edificação,
educação, e aprimoramento do serviço dos homens. Ela abrange os cursos
de homilética, administração da igreja, liderança liturgia, educação cristã e
missões.
OBJETIVO DA TEOLOGIA
“A coleção, o arranjológico, a comparação, a exposição e a
defesa de todos os fatos de todas as fontes com respeito a Deus e Suas
relações com o Universo”. ( Paul Davidson, Vol. I, p. 2 ).
“O papel da Teologia como ciência não é criar fatos, mas
descobri-los e apresentar a relação deles entre si. Os fatos com que lida a
Teologia estão na Bíblia” (Paul Davidson, idem).
LIMITAÇÕES AO CONHECIMENTO TEOLÓGICO
Limitações da mente humana ( Romanos 11:33; II Pedro 3:16 );
Limitações da linguagem humana ( II Coríntios 12:4 );
Restrições colocadas
pelo próprio Deus ( Deuteronômio 29:29; Provérbios 25:2; Marcos 13:32; Jô
16:12; Atos 1:7 ).
Para chegarmos à organização que temos hoje, foram
necessários anos de estudos e combate às heresias. Após a era apostólica
(morte dos apóstolos)surgiram figuras de muita importância no cenário
cristão, os apologistas, estudiosos cristãos que defendiam a fé diante das
heresias que surgiam em sua época, como Justino Mártir, Tertuliano, Irineu
entre outros (100 – 451 d.C.). Essa apologética contribuiu em muito para a
organização das doutrinas bíblicas como as temos hoje.
A NATUREZA DA DOUTRINA
A doutrina cristã (a palavra "doutrina" significa "ensino" ou "instrução") pode definir-se assim : as verdades fundamentais da Bíblia dispostas em forma sistemática.
Este estudo chama-se comumente: "teologia", ou seja, "um tratado ou um discurso racional acerca de Deus". (Os dois termos serão usados alternadamente nesta seção.) A teologia ou a doutrina assim se descreve: a ciência que trata do nosso conhecimento de Deus e das suas relações para com o homem. Trata de tudo quanto se relaciona com Deus e com os propósitos divinos.
A Bíblia Sagrada dá grande relevância à doutrina, e afirma
fornecer o material próprio para seu conteúdo.
Ela é enfática em sua
condenação contra o que é falso.Adverte contra as "doutrinas dos homens" ( Colossenses 2.22 );
Contra a "doutrina dos fariseus" ( Mateus 16.12 );
Contra os "ensinos de demônios" ( I Timóteo 4.1 );
Contra os que ensinam "doutrinas que são preceitos de homens" (Marcos 7.7);
Contra os que "são levados ao redor por todo vento de doutrina" (Efésios 4.14).
No entanto, se por um lado a Bíblia condena o falso profeta, por
outro exorta e recomenda a verdadeira doutrina.
Entre outras coisas " Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;" (II Timóteo 3:16).
Portanto, nas Escrituras a doutrina é reputada como "boa" ( I
Timóteo 4.6 );"Sã" ( I Timóteo 1.10 );
"Segundo a piedade" ( I Timóteo 6.3 );
"De Deus" ( Tito 2.10 ), e
"De Cristo" ( II João 9 ).
Para alguns cristãos, a palavra "doutrina" pode se mostrar um
tanto ameaçadora. Ela evoca visões de crenças muito técnicas, difíceis e
abstratas, talvez apresentadas de forma dogmática. Doutrina, entretanto,
não é isso.
A doutrina cristã é apenas a declaração das crenças mais
fundamentais do cristão: crenças sobre a natureza de Deus; sobre sua ação;
sobre nós, que somos suas criaturas; e sobre o que Deus fez para nos trazer
à comunhão com ele.
Longe de serem áridas ou abstratas, são as espécies
mais importantes de verdades.
São declarações sobre as questões fundamentais da vida, ou
seja, quem sou eu ? Qual é o sentido último do universo ? Para onde vou ?
A
doutrina cristã, portanto, constitui-se das respostas que o cristão dá àquelas
perguntas que todos os seres humanos fazem.
A doutrina lida como verdades gerais ou atemporais sobre Deus e
sobre o restante da realidade. Não é apenas um estudo de eventos
históricos específicos tais como o que Deus fez, mas da própria natureza do
Deus que atua na história.
Crenças doutrinárias corretas são essenciais no relacionamento
entre o cristão e Deus.
Assim, por exemplo, o autor de Hebreus disse: “De
fato, sem fé é impossível agradar a Deus, portanto é necessário que aquele
que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador
dos que o buscam" ( Hebreus 11.6 ).
Também importante para um relacionamento adequado com Deus
é a crença na humanidade de Jesus; João escreveu: "Nisto reconheceis o
Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne
é de Deus" (I João 4.2).
Paulo destacou a importância da crença na ressurreição de
Cristo: "Se você confessar com a boca que Jesus é Senhor e crer em seu
coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o
coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação"
(Romanos 10.9,10).
DOUTRINA E DOGMA
Doutrina é a revelação da verdade como se encontra nas Escrituras; dogma é a declaração do homem acerca da verdade quando apresentada em um credo. Esperamos confiadamente que a teologia ou doutrina encontre o lugar que merece no pensamento e na educação religiosa.
TEOLOGIA E RELIGIÃO
Qual é a conexão entre a teologia e a religião? Religião vem da palavra latina "ligare" que significa "ligar"; religião representa as atividades que "ligam" o homem a Deus numa determinada relação. A teologia é o conhecimento acerca de Deus. Assim a religião é a prática, enquanto a teologia é o conhecimento. A religião e a teologia devem coexistir na verdadeira experiência cristã; porém, na prática, às vezes, se acham distanciadas, de tal maneira que é possível ser teólogo sem ser verdadeiramente religioso, e por outro lado a pessoa pode ser verdadeiramente religiosa sem possuir um conhecimento sistemático doutrinário.
"Se conheces estas coisas, feliz serás se as observas", é a mensagem de Deus ao teólogo. "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (2 Tim. 2:15), é a mensagem de Deus ao homem espiritual.
A IMPORTÂNCIA DA TEOLOGIADOUTRINA E DOGMA
Doutrina é a revelação da verdade como se encontra nas Escrituras; dogma é a declaração do homem acerca da verdade quando apresentada em um credo. Esperamos confiadamente que a teologia ou doutrina encontre o lugar que merece no pensamento e na educação religiosa.
TEOLOGIA E RELIGIÃO
Qual é a conexão entre a teologia e a religião? Religião vem da palavra latina "ligare" que significa "ligar"; religião representa as atividades que "ligam" o homem a Deus numa determinada relação. A teologia é o conhecimento acerca de Deus. Assim a religião é a prática, enquanto a teologia é o conhecimento. A religião e a teologia devem coexistir na verdadeira experiência cristã; porém, na prática, às vezes, se acham distanciadas, de tal maneira que é possível ser teólogo sem ser verdadeiramente religioso, e por outro lado a pessoa pode ser verdadeiramente religiosa sem possuir um conhecimento sistemático doutrinário.
"Se conheces estas coisas, feliz serás se as observas", é a mensagem de Deus ao teólogo. "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (2 Tim. 2:15), é a mensagem de Deus ao homem espiritual.
É comum em nossas igrejas, principalmente as pentecostais,
existir um sentimento de negativismo em relação à teologia, certa vez ouvi
um obreiro dizer o seguinte: “eu não compro uma Bíblia de estudo porque
contém teologia de homens”, Bíblias de estudo à parte, esta opinião
equivocada tem contribuído para que o ensino teológico seja colocado à
margem, talvez por um desconhecimento da teologia e seus efeitos na vida cristã individual e da igreja.
A importância da teologia se dá em alguns
aspectos:SATISFAZ A MENTE HUMANA
Deus quando criou o homem, deu-lhe uma capacidade especial, o
intelecto, a razão, ou raciocínio, é da mente humana querer entender o que
está ao seu redor, o homem não concebe viver sem entender a vida, já dizia
o filósofo Sócrates “uma vida sem reflexão não merece ser vivida”.
A teologia como ciência humana, vem para tentar preencher a
lacuna do entendimento humano acerca de Deus, fundamentando-se no que
Ele revelou em sua Palavra, a Bíblia, que é a fonte primária da teologia
( Mateus 22.37 ).
AJUDA NA FORMAÇÃO DO CARÁTER CRISTÃO
A teologia injeta em nosso intelecto um conhecimento sobre Deus
que influi no desenvolvimento do nosso caráter cristão, moldando a nossa
mente para tornar-se parecida com a de Cristo, ter uma mente cristã é ver o
mundo com a lente dos ensinamentos de Cristo.
“Ter a mente cristã é compreender o mundo ao nosso redor,
influenciados pela verdade de Deus, a ponto de, mesmo imperfeitamente,
pensarmos os pensamentos de Deus a respeito de qualquer assunto: desde o salário digno de uma empregada doméstica que tem duas crianças para
cuidar e alimentar até as implicações éticas da biogenética. Entre outras
coisas, ter a mente cristã é também fazer a análise de um filme ou de uma
de um conto seriado, à luz do ensino do evangelho.” ( R. RAMOS, 2003, p.
20 ).
SERVE PARA PUREZA E DEFESA DO CRISTIANISMO
Ao longo da história da Igreja, surgiram, e ainda surgem muitas
teorias, doutrinas, correntes, heresias e afins. Para que a igreja esteja
preparada para combater isso e manter uma doutrina bíblica pura, sua
teologia precisa estar fundamenta da Bíblia, alguns movimentos religiosos
têm sua doutrina fundamentada em teorias que foram combatidas ainda
pelos pais da Igreja, a doutrina da trindade é um exemplo disso.
CONTRIBUI PARA O AVANÇO DO EVANGELHO
A Igreja avança de forma sadia quando compreende o significado
do evangelho, sendo capaz de dar uma explicação inteligível da verdade a
outrem. Os líderes da Igreja têm a responsabilidade de cuidar do
desenvolvimento do rebanho (Efésios 4.11-14 ).
FUNDAMENTA A PRÁTICA CRISTÃ
Para o cristão é imprescindível entender as escrituras para por em
prática os seus mandamentos, a qualidade da nossa espiritualidade é
proporcional à qualidade do nosso entendimento da Bíblia.
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